Todos os problemas causados ao Facebook pela Cambridge Analytica ainda não estão resolvidos. Apesar do acesso ter sido bloqueado e os dados eliminados, ainda existem muitas investigações em curso e que podem acabar mal para a maior rede social da Internet.
A primeira tomada de posição pode ter acontecido agora, com o Reino Unido a aplicar uma multa ao Facebook por todos os problemas causados aos utilizadores pela Cambridge Analytica.
Esta é por agora a primeira decisão tomada nas investigações que decorem sobre as ações da Cambridge Analytica e do próprio Facebook em todo o processo que decorreu. Muitos mais vão surgir e poucos devem pender para o lado da rede social.
O valor da multa aplicada é de 500 mil libras, cerca de 565 mil euros, e foi decidida pelo Information Commissioner’s Office (ICO), a entidade reguladora do Reino Unido. O valor foi simples de encontrar, sendo o máximo possível que pode ser aplicado.
Segundo o ICO o Facebook não terá tomado todas as medidas necessárias para precaver as situações que aconteceram e mesmo já na posse das informações sobre o que a Cambridge Analytica estaria a fazer.
Há ainda uma falha grave identificada e que mostra que o Facebook não garantiu e aplicou as necessárias medidas de privacidade para proteger os utilizadores nos casos da manipulação dos utilizadores no processo do Brexit.
Apesar da multa estar decidida, esta é ainda uma decisão preliminar e que poderá ser alterada. O valor em causa é elevado e até o próprio Facebook poderá apelar junto dos tribunais sobre esta decisão.
Com investigações ainda a decorrer nos Estados Unidos da América e noutros países, é muito provável que o valor a pagar pelo Facebook seja muito mais elevado. Várias multas devem surgir, com valores tão ou mais elevados do que o agora aplicado. Este é um processo que ainda está a dar os primeiros passos e que não deverá muito a estar terminado.