Pplware

MPAA foi a responsável pela “morte” do Popcorn Time

Um dos serviços que trouxe uma pequena revolução ao mundo dos filmes e séries online foi o PopCorn Time. Este “serviço ilegal” agora extinto, funcionava ao estilo do Netflix, permitia a qualquer utilizador a visualização de conteúdos multimédia de forma gratuita.

Mas, ao contrário dos rumores que foram aparecendo quando o Popcorn Time foi desligado, sabe-se agora que a Associação Cinematográfica Norte Americana  foi a responsável pela morte do serviço ilegal.

A guerra contra a pirataria tem aumentado nos últimos anos, isto porque têm aparecido também vários serviços que disponibilizam de forma ilegal conteúdos. Em Portugal ainda ontem informamos que 39 sites foram bloqueados mas no mundo o ataque aos serviços piratas é também feroz.

O serviço Popcorn Time tem várias versões, algumas delas foram já extintas em Outubro apesar de existir ainda um fork (http://popcorn-time.se/) do serviço em funcionamento. Falou-se na altura que o fecho do Popcorn Time se tinha devido a desentendimento dos programadores mas afinal não foi só isso.

Segundo releva agora a Associação Norte Americana de Filmes, o fecho do Popcorn Time deveu-se às acções judiciais impostas ao serviço popcorntime.io, por seis empresas, no Canadá e também a um processo que decorreu na Nova Zelândia que teve como principal alvo o operador de um site de torrents que colaborava com o serviço. A MPAA considera o serviço ilegal e explicou as razões.

Popcorn Time and YTS are illegal platforms that exist for one clear reason: to distribute stolen copies of the latest motion pictures and television shows without compensating the people who worked so hard to make them. Development of high-quality entertainment requires significant investment of time and resources, and creators rely on a fair and lawful ecosystem that minimizes the significant impact of piracy

Chris Dodd CEO da MPAA

O desligamento deste tipo de serviços não é propriamente uma tarefa simples até porque rapidamente aparecem novos forks do serviço. É certo que este tipo de associações não ganhará a guerra contra a pirataria mas é verdade que têm vindo a ganhar pequenas batalhas.

Na sua opinião que acções poderiam ajudar no combate à pirataria?

Exit mobile version