Pplware

Firefox mostra uma nova versão do Sync e apresenta o Accounts

A Mozilla tem feito um trabalho intensivo no desenvolvimento do Firefox. São já três as frentes onde está presente, desde o desktop até ao seu sistema operativo móvel, passando também pela versão Android do Firefox.

A combinação destes três browsers necessita de ferramentas específicas para que possamos estar sempre ligados aos nossos conteúdos e para que mantenhamos ao máximo a integração.

O Sync e o Accouts vêm mostrar o que será o futuro breve do Firefox nesta área!

Estas duas novas ferramentas são dependente uma da outra e pretendem dar ao utilizador a capacidade de manter sincronizados os seus dados entre diferentes dispositivos.

O que a Mozilla pretende para o Firefox com o Sync e o Accounts é que os utilizadores possam ter sempre disponíveis os seus dados, mas adicionou-lhes a capacidade de transportar também os seus favoritos, as suas definições, os dados de acesso aos sites, os extras, o seu histórico, os separadores abertos e outros dados.

Assim é possível ter uma experiência de utilização mais rica e completa, sem que o utilizador necessite usar quaisquer métodos de sincronização. Todos os dados vão saltar entre as diferentes instancias do Firefox, de forma transparente.

Neste momento o Sync e o Accounts estão disponíveis para todos testarem, na mais recente versão do Firefox Aurora. Basta que o descarreguem e instalem.

Todas as premissas de segurança que existiam na versão anterior deste mecanismo de sincronização estão presentes e foram mantidas, mas a Mozilla quis simplificar o mecanismo de configuração nos novos dispositivos.

Esta necessidade de simplificar veio melhorar ainda mais a usabilidade e a facilidade de utilização. O Sync pode ser usado em qualquer uma das versão Aurora do Firefox, o que permite que o usemos no desktop ou no Android. Esta função está já presente no Firefox OS.

Para além da associação da conta poder ser feita nas novas instalações do Firefox, é também possível controlar quais os dados que pretendemos que sejam sincronizados.

Para além destas duas novidades, a mais recente versão Aurora do Firefox trouxe ainda algumas melhorias na interface do brwoser e também no campo da personalização desta nova interface.

Fica mais simples de colocar os elementos que usamos no novo menu, prioritizando a sua apresentação ou a sua colocação. Todos os elementos podem ser personalizados, adicionando ou removendo funções.

As funcionalidades de sincronização de dados que a Mozilla lançou agora na versão de testes do Firefox vêm dar a este browser a capacidade de mantermos as sessões de navegação na Web transversais aos nossos dispositivos, mantendo assim a utilização do browser, de forma independente.

Não é uma novidade no mundo dos browsers, mas vem dar ao Fireofox mais argumentos para ser a escolha dos utilizadores.

Todas estas novidades vão em breve estar disponíveis para todos usarem, depois de bem testadas e maturadas nas versões de testes, transitando depois para a versão estável.


Homepage: Firefox
Homepage: Firefox Aurora

Exit mobile version