A mudança de ciclo de desenvolvimento que a Mozilla adoptou para o Firefox veio seguir o caminho que estava a ser já trilhado por outras empresas e veio permitir que os utilizadores tenham acesso às novidades que surgem de forma mais rápida e mais expedita. Passámos a poder ter acesso a 3 fazes de desenvolvimento das mais recentes versões do Firefox e assim antever o que a Mozilla tem pensado para este seu browser.
Ao permitir o acesso a estas versões aos utilizadores, a Mozilla consegue testá-las de forma mais abrangente e com um muito mais elevado número de utilizadores. A Mozilla inovou um pouco neste modelo ao permitir que os utilizadores trocassem de forma simples entre as versões que os utilizadores podiam testar. Mas esta função será agora removida e temos apenas acesso a uma única versão por computador.
Até agora era possível a qualquer utilizador alternar entre a versão que pretendia testar, bastando para isso aceder à zona de About e escolher o canal que pretendíamos usar. A mudança dava-se com a instalação da nova versão e estava pronta a ser usada.
Esta funcionalidade permitia que se testassem as novas versões quando pretendêssemos e podíamos regressar às versões mais estáveis para continuar a utilização estável e sem possibilidade de problemas.
Mas segundo foi publicado no blog da Mozilla, esta funcionalidade vai ser retirada pois verificaram-se alguns comportamentos por parte dos utilizadores que deixaram de justificar a sua presença. Segundo Johnathan Nightingale, directos de desenvolvimento do Firefox, os utilizadores mais aventureiros têm na sua máquina várias versões do Firefox e os mais pacíficos não tendem a mudar de versões como esperado.
Our adventurous users are very adventurous, and often have multiple versions of Firefox installed side-by-side.
By contrast, very few users actually want to switch back and forth between different levels of stability and feature support for a single Firefox install
Após alguma reflexão por parte da equipa do Firefox, foi decidido que esta funcionalidade seria retirada e que é preferível que os utilizadores tenham s várias versões que pretendem no seu computador. A ídeia da equipa de desenvolvimento prefere investir tempo e recursos onde eles são mais precisos.
We want to invest our future engineering and testing efforts where they can best help our users. Given what we know now, it makes more sense to remove the channel switcher than it does to continue maintaining it.
A partir de agora, passa a ser possível aos utilizadores terem em simultâneo as quatro versões disponibilizadas e acompanhar o seu desenvolvimento em separado. Desta forma não se compromete a utilização estável do Firefox e ao mesmo tempo podem testar as mais recentes novidades sem qualquer compromisso.
Artigos relacionados:
- Firefox 5 (Aurora) já disponível para download
- Firefox 6 chegou ao canal Aurora
- Firefox Aurora – Tenha-o no seu Ubuntu