Pplware

Mozilla lançou o Firefox 15

Os ciclos de desenvolvimento que foram escolhidos pela Mozilla para a continuação do crescimento do Firefox prometem uma nova versão a cada mês e meio, o que vem colocar pressão do lado dos programadores, mas ao mesmo tempo não os compromete com a disponibilização de todas as novidades nas novas versões, podendo estas amadurecer e estabilizar ao longo do tempo, estando disponíveis em versões posteriores.

Tendo por base as datas disponibilizadas pela Mozilla, hoje é o dia que a versão 15 do Firefox é disponibilizada para todos.

Como tem sido hábito, a Mozilla não falha nas datas propostas, chegando até a antecipar as mesmas alguns dias. Ao final do dia de ontem a versão 15.0 do Firefox chegou aos FTP’s oficiais da Mozilla, esperando-se para hoje e para os próximos dias a chegada através da actualização do browser.

Para além da chegada da versão 15, também a versão ESR (Extended Support Release) vai ser actualizada, neste caso para a versão 10.0.7. Esta versão do Firefox é desenvolvida em paralelo com as restantes versões mas está limitada na apresentação de novidades. Apenas as actualizações de segurança vão ser incorporadas na versão ESR.

As novidades que esta versão nos apresenta têm vindo a ser desenvolvidas há já algum tempo e são agora apresentadas de forma oficial e estável.

Destacamos o suporte nativo, ainda preliminar, para PDF’s, o suporte para a versão 3 do protocolo SPDY e melhorias no WebGL, incluindo texturas comprimidas, par melhor performance.

Há ainda a salientar uma optimização da memória usada pelos add-ons, que garante uma melhor gestão de recursos e da forma como estes são alocados. Vão ser evitadas fugas de memória e consumos mais baixos.

A juntar a estas novidades existem ainda outras para todos os que desenvolvem páginas web e usar o Firefox para as testarem e analisarem.

A inclusão de um debugger de JavaScript nas ferramentas de programador e uma nova ferramenta que permite aos web developers alternarem entra a visualização das páginas em ambiente de Desktop ou Mobile são apenas dois exemplos das novidades nesta área.

O HTML 5 continuou a ser desenvolvido e existem agora novas funcionalidades em algumas tags já implementadas. Foi ainda adicionado suporte nativo para o codec de áudio Opus.

As actualizações do Firefox sofreram também uma melhoria, passando a ser feitas em fundo e aplicadas de imediato. Apenas os ficheiros que estão a uso vão ser actualizados no próximo arranque, o que garante uma maior rapidez neste processo.

Houve ainda melhorias a nível da pesquisas, que se tornaram mais rápidas, graças a alterações nas ligações aos motores de busca usados.

Algumas funcionalidades ainda não estão activas por omissão, tais como o click to play e as preferências num separador, mas uma pequena alteração nas configurações disponibilizam-nas.

Se querem já o Firefox 15 nas vossas máquinas basta que acedam ao FTP da Mozilla e descarreguem a versão para o vosso SO. Se preferirem que seja a Mozilla a disponibilizar a actualização pelo browser, então esperem mais alguns dias e vão vê-la surgir no Firefox.


Download: FTP Firefox 15.0
Homepage: Firefox

Exit mobile version