Como é tradição, o mês de setembro é marcado pelo anúncio dos novos iPhone. No ano passado, o iPhone X foi o grande protagonista ao destacar-se do que era hábito nas últimas gerações e a apresentar um ecrã a ocupar grande parte do painel frontal, mas com a presença da famosa monocelha.
Este ano os rumores e fugas de informação indicam que, para além do sucessor do iPhone X, sejam lançados mais dois modelos e um deles poderá atingir um novo recorde no que ao preço diz respeito. Inclusivamente, já circulam modelos físicos dos novos modelos!
Com o lançamento do iPhone X, a Apple deu o primeiro passo para tornar a sua gama de smartphones mais evoluída esteticamente, acabando com as molduras enormes que marcavam presença nos modelos anteriores.
Desde então tem-se especulado sobre a hipótese de a Apple alargar esta evolução a todos os outros modelos da sua gama. Ora, tal é quase certo que vá acontecer este ano! Contudo, ainda não é desta que assistimos ao desaparecimento da odiada monocelha.
Três modelos lançados este ano
Ao que tudo indica, será anunciado o sucessor do iPhone X, como seria de esperar. Não obstante, a Apple levará a cargo este ano uma verdadeira investida nos ecrãs com molduras finas e apresentará um modelo Plus do iPhone X e ainda um modelo mais barato.
iPhone X Plus
Obviamente a nomenclatura dos novos iPhone é completamente desconhecida até à confirmação da própria Apple, mas tendo em conta o histórico da marca de Cupertino, é expectável que este modelo maior seja denominado de Plus.
Para além do novo processador e das melhorias gerais que a Apple costuma implementar nos seus modelos a cada ano que passa, o modelo Plus contará com um ecrã OLED de 6,5″ num corpo que terá um tamanho muito similar ao do iPhone 8 Plus.
Em termos de design, este não mudará muito do que podemos encontrar no iPhone X atual. A conformação da câmara será igual, com a mesma saliência, a monocelha não mudará apesar de que é expectável a implementação de um upgrade no FaceID que o tornará mais avançado, seguro e eficiente.
No que toca ao preço, é de esperar que este iPhone X Plus seja ainda mais caro do que o iPhone X convencional por isso estamos perante um novo máximo de preço num iPhone, algo que já tinha sido batido o ano passado com o lançamento do iPhone X!
iPhone X Lite
A grande aposta para 2018, que se espera que venha a ser o maior sucesso de vendas de toda a gama, será uma espécie iPhone X low-cost. O conceito será o mesmo, um smartphone com ecrã a ocupar grande parte do painel frontal e é esperado que o processador e restantes componentes sejam maioritariamente provenientes dos irmãos mais velhos.
Contudo, serão realizados alguns compromissos de modo a alcançar um preço mais baixo que o modelo atual que encontramos no mercado. O ecrã presente neste modelo “Lite” ou low-cost será um LCD de 6,1″, ao invés do ecrã OLED que está presente nos outros exemplares.
Para além disso, e devido à presença do ecrã LCD, as margens no painel frontal serão um pouco maiores, atingindo os 2mm. Mesmo assim terá um excelente aproveitamento da área frontal mas não conseguirá estar ao nível da restante gama da Apple.
Outro parâmetro no qual foram feitos ajustes é referente à câmara traseira. O iPhone X atual, o seu sucessor e o futuro modelo Plus estão equipados com uma câmara dupla. Ora, tal não se constata no modelo “Lite”, que tem apenas um sensor. Deverá perder assim a teleobjetiva de 12 MP.
De modo a distinguir este novo iPhone do, por exemplo, iPhone 8, a Apple colocou o flash por baixo da câmara, ao passo que o flash está colocado lateralmente ao sensor no iPhone 8. A colocação do flash LED por baixo da câmara segue também a linha implementada no iPhone X, em que o flash está colocado entre a dupla câmara.
Este modelo contará também com FaceID mas estima-se que seja a geração que equipa o atual iPhone X, enquanto os outros dois modelos que serão apresentados no próximo mês terão já uma nova geração da tecnologia de reconhecimento facial criada pela Apple.
Em termos estéticos, este modelo mais barato destacar-se-á também pela sua paleta de cores! É expectável que o iPhone “Lite” esteja disponível em até oito cores, entre as quais estão os óbvio branco e preto, mas também laranja, amarelo e azul!
Com a disponibilização destes dois vídeos por parte dos YouTuber EverythingApplePro e MKBHD, ficamos a ter uma visão muito mais concreta do design e outras características da próxima geração do iPhone.
Não é uma evolução extraordinária face ao apresentado no ano passado mas confirma que a Apple quer continuar com o conceito do iPhone X e alargá-lo a toda a sua gama de smartphones.
Dos três modelos que serão apresentados no próximo mês, qual é que despertou mais interesse e que características está curioso por testar? Deixe a sua opinião nos comentários!