Pplware

Ministro acusa Apple de matar indústrias finlandesas

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

A Nokia já dominou o mundo no que toca ao segmento do mercado dos telemóveis, hoje é apenas uma empresa que tenta sobreviver. Nos inícios de 2000 existiam duas indústrias que suportavam maioritariamente o mercado finlandês eram o fabrico de papel e o fabrico de telemóveis. Sendo a Nokia a dominar quase todo o mercado do país nórdico e a alimentar directa e indirectamente outros mercados.

Numa declaração contundente, o primeiro-ministro finlandês acusa a Apple de ser a responsável pela morte destas duas empresas.

Uma década depois, segundo o primeiro-ministro finlandês, tanto a indústria do papel como a indústria dos telemóveis estão em apuros, mas quem será o culpado afinal? Alexander Stubb não tem dúvidas e aponta o dedo à gigante de Cupertino, Apple.

Numa entrevista dada pelo primeiro-ministro filandês à CNBC, a Apple poderá ser a culpada pela destruição destas duas indústrias no país. Nessa mesma entrevista Alexander afirmou mesmo que “o iPhone matou a Nokia, enquanto o iPad matou a indústria do papel finlandesa”, mas a resposta do país não tardará em chegar.

Na passada sexta-feira, a Standard & Poors baixou a dívida soberana finlandesa de AAA para AA+, indicando que a base industrial do país pode não ser tão estável como muitos haviam assumido.

Esta redução deve-se tanto às novas sanções impostas pelo país contra a vizinha Rússia, como também ao facto de que a população finlandesa está a tornar-se uma população envelhecida. A queda destas duas indústrias foi, com certeza, uma forte razão para esta avaliação por parte da Standard & Poors.

Apesar do seu peso na história da tecnologia mundial, a Nokia tem lutado para manter a sua posição no mercado mundial frente a um dos seus concorrentes directos, o iPhone, no entanto não tem sido uma luta fácil. Sendo que antes de ser adquirida pela Microsoft por 7,2 mil milhões de dólares no início deste ano, as suas vendas caíram a pique nos EUA, ao contrário do que tem acontecido com o seu rival iPhone, que tem feito com que as suas vendas aumentem cada vez mais.

Será que a histórica Nokia vai resistir a esta batalha?

Exit mobile version