Antecipando o Techdays Aveiro 2018, a Altice Portugal e Ericsson voltam a surpreender na área da tecnologia. De acordo com a informação da Altice Portugal, está hoje em exclusivo e pela primeira vez em circulação na cidade de Aveiro um Mini Bus 5G.
Além da tecnologia 5G, destaque para o facto deste Mini Bus ser totalmente autónomo.
O Caso de Uso 5G Mini Bus, que resulta ainda do contributo dos parceiros da Ericsson, CarMedia e EasyMile, que fornecem a interface multimédia e o veículo autónomo, consiste num transporte com autonomia e capacidade para 6 pessoas que terão acesso à plataforma inovadora de gestão de conteúdos Ultra TV, desenvolvida pela Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro, e poderão interagir com aplicações e aceder a serviços municipais e a imagens apelativas da cidade de Aveiro, evidenciando a mobilidade e a autonomia aportadas pela tecnologia.
De acordo com o Diretor-Geral da Altice Labs, Alcino Lavrador..
a Altice Labs, para além de outros projetos do H2020, com parceiros europeus, lidera o consórcio do Projeto Mobilizador Nacional do Programa P2020 que envolve várias dezenas de instituições académicas e empresariais e conta com 6 milhões de euros de investimento com o objetivo de investigar, desenvolver e criar produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas.
O projeto pretende, igualmente, operacionalizar e disponibilizar nacionalmente uma plataforma de integração, teste e demonstração de ecossistema 5G que facilitará a criação de novos serviços e aplicações que terão o 5G como suporte. Os veículos autónomos que beneficiarão da tecnologia 5G para a sua mais rápida introdução no mercado, vêm criar diversas disrupções para as quais surgem espaços de oportunidade para novos negócios e novas atividades. O Caso de Uso 5G Mini Bus que trazemos para Aveiro em exclusivo com o nosso parceiro Ericsson é um dos exemplos que simboliza a capacidade da Altice, através da Altice Labs, antecipar o futuro.
De notar que a mobilidade futura, assente em veículos autónomos como o do Caso de Uso 5G Mini Bus, introduz diversos fatores de mudança que darão início a uma nova era totalmente disruptiva.
Para além da Inteligência Artificial, que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, fatores como a fiabilidade, securização, capacidade e latência da rede de comunicações serão determinantes para o sucesso do 5G. A combinação de ambos os fatores permitirá aos ocupantes dos veículos, também como no Caso de Uso 5G Mini Bus, ocuparem-se com atividades lúdicas ou profissionais no decurso das suas deslocações. Poder-se-ão realizar videoconferências e outras tarefas executivas, assim como aceder a conteúdos de lazer ou educacionais.
A apresentação do Caso de Uso 5G Mini Bus à cidade de Aveiro decorre a três dias do arranque do Techdays Aveiro 2018, que a Altice Labs, ativo estratégico de inovação do grupo Altice, patrocina pelo 3.o ano consecutivo enquanto Main Sponsor.