Pplware

Microsoft vai lançar uma segunda versão do Office para Windows

O evento de ontem da Microsoft, dedicado ao Windows 10, trouxe muitas novidades, a maioria fora da esfera directa do Windows 10, mas sempre integradas com esta nova versão do sistema operativo.

Uma dessas novidades, que muitos já esperavam, foi a apresentação de uma versão do Office, dedicada aos dispositivos móveis ou capacidades de toque mais optimizadas.

Mas a Microsoft hoje lançou mais uma novidade, o Office 2016, que chegará aos consumidores já na segunda metade de 2015.

A nova versão do Office para o Windows 10 está preparada para ser utilizada em dispositivos com ecrãs de menores dimensões e com a capacidade de serem controlados directamente com o toque, o que não fará dela a ideal para uma utilização em computadores de secretária ou portáteis.

Por essa razão, a Microsoft desenvolveu uma versão paralela e que se destina ao mercado mais tradicional, sendo esta a versão de continuidade das versões anteriores do Office.

O anúncio desta nova versão surgiu agora numa publicação da Microsoft no seu blog dedicado ao Office, onde apresentou as novidades relativas ao Office para Windows 10.

Ainda sem grandes detalhes revelados, a Microsoft apenas anunciou a data de lançamento, que se situará algures na segunda metade de 2015.

Apesar de não ser uma decisão que possa fazer muito sentido, a Microsoft encara esta segunda versão do Office como a que estará mais orientada às interfaces do Windows que são controladas com o rato e o teclado, em contraste com a versão dedicada ao Windows 10, que foi criada com o toque em mente.

Mas para além de terem como alvo equipamentos distintos, é ainda importante haver uma oferta para os sistemas operativos mais antigos da Microsoft e que necessitam também de actualizações do Office.

Dado que a compatibilidade do Office para o Windows 10 estará limitada às diferentes versões deste sistema operativo, esta nova oferta, o Office 2016, será a escolha óbvia para este cenário.

Esta novidade ainda vai demorar alguns meses a ser vista, mas até lá a Microsoft vai trabalhar para apresentar a melhor suite de produtividade aos utilizadores.

Exit mobile version