Pplware

Microsoft usa Open Source para desenvolver o Windows

Desde que Satya Nadella assumiu os comandos da Microsoft muitas coisas mudaram dentro da empresa. Exemplo disso foram os últimos eventos realizados pela empresa de Redmond, onde foram apresentadas novidades interessante que farão certamente mexer o mercado, e também o segmento da cloud onde a Microsoft é atualmente um player de referência com a plataforma Azure.

Por outro lado a Microsoft também apostou forte no Open Source e o slogan “Microsoft loves Linux” faz cada vez faz mais sentido.


Nos últimos anos a aposta da Microsoft em Open Source tem sido visível, especialmente na plataforma Azure. Se há uns anos o Open Source era visto como um “concorrente”, atualmente é como se fosse um aliado de peso para suportar todas as estratégias da empresa.

No passado mês de fevereiro a Microsoft revelou que iria adoptar a plataforma Git, para controlo de versões de software. O Git foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux. Além do Kernel Linux, existem actualmente muitos projectos mundiais que usam este sistema de controlo de versões, dos quais destacamos o projecto Perl, Eclipse, Gnome, KDE,QT, Rubby on Rails, Android, PostgreSQl, Debian, X.org, entre outros.

Agora, passados três meses, a empresa revelou que está criado o maior repositório git do planeta que servirá de suporte ao Windows. Atualmente a maioria dos programadores do Windows já usam a plataforma Git e nos próximos meses migrarão também para esta plataforma os 500 engenheiros que faltam.

Mas qual a razão para usar o Git?

De acordo com a própria Microsoft, a escala atual do sistema operativo Windows é simplesmente “monstruosa”. Vamos a alguns números:

Um dia Linus Torvalds referiu que “Se alguma vez a Microsoft criasse aplicações para Linux significaria que tinha ganho”. Será que Linus Torvalds já pode gritar vitória?

Via

Exit mobile version