Pplware

Microsoft termina hoje o suporte ao Windows XP

8 de abril de 2014 assinala o fim do suporte mundial da Microsoft ao Windows XP, o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da empresa.

Lançado em outubro de 2001, o Windows XP chegou ao mercado quando o nível de propagação da banda larga e o número de equipamentos ligados à Internet eram ainda muito baixos, assim como a sofisticação e ocorrência de ataques cibernéticos.

Volvidos doze anos de profunda transformação e evolução tecnológica, marcados pelo surgimento de novas interfaces, serviços e dispositivos, a Microsoft deu início a uma nova era tecnológica, alinhada com as atuais necessidades e exigências de empresas e utilizadores pessoais, e deixa por isso de suportar formalmente o Windows XP, o que significa deixar de lançar atualizações para correção de vulnerabilidades, de bugs, ou novas funcionalidades.

O XP é hoje um sistema operativo limitado, incapaz de suportar algumas das novas aplicações recentemente lançadas, bem como de assegurar os níveis de segurança, estabilidade e produtividade que empresas e particulares necessitam. É também este o cenário que motiva a necessidade de uma evolução para sistemas mais atuais.

Fim do suporte ao Windows XP: impacto no tecido empresarial

As implicações do fim do suporte ao Windows XP poderão ter impacto nas empresas, com riscos potenciais ao nível da segurança e privacidade, tais como:

Os utilizadores que decidam não avançar com a migração do Windows XP ficarão a partir de hoje mais expostos a novas vulnerabilidades descobertas no Windows XP, uma vez que estas não serão endereçadas com novas atualizações de segurança por parte da Microsoft. O risco de exposição às ameaças de hackers, cada vez mais sofisticadas, é também superior, uma vez que estes terão mais informação do que os utilizadores sobre as vulnerabilidades, o que lhes permite desenvolver um código de exploração dessas vulnerabilidades e, assim, tirar partido destas noutros sistemas não protegidos.

Para as pequenas empresas, a Microsoft disponibiliza o Windows Upgrade Assistantque permite verificar a compatibilidade do hardware e software instalado num PC. Para as empresas de maior dimensão, cujo processo de migração é mais complexo, existe um conjunto de outras ferramentas que podem também ajudar neste processo e que estão disponíveis em www.microsoft.com/springboard. São elas:

Fim do suporte ao Office 2003

À semelhança do Windows XP, também o Office 2003 soma mais de uma década de existência, período durante o qual a tecnologia mudou muito. O Office 365 é a última geração da suite de aplicações colaborativas do Office, já familiares e universalmente utilizadas no dia-a-dia pelos utilizadores, mas que abre agora portas a um novo mundo de capacidades e potencialidades. Trata-se de um serviço de subscrição baseado na cloud (nuvem), que permite níveis de colaboração e de produtividade ímpares, dando a possibilidade ao utilizador de ser ainda mais produtivo, a partir de qualquer lugar e de praticamente qualquer dispositivo.

A Microsoft reforça, por isso, a necessidade urgente de migração e relembra que a partir de hoje não irá lançar updates para correção de vulnerabilidades, de bugs, ou novas funcionalidades. Os clientes que não procederam à migração do Windows XP para um software mais atual, ficarão expostos a riscos de segurança, conformidade e a limitações tecnológicas que podem comprometer a produtividade e crescimento do seu negócio.

Exit mobile version