Esta é a altura dos assistentes pessoais estarem em força nos dispositivos móveis. Depois de a Apple ter introduzido o Siri e a Google o Now, a Microsoft não se ficou e trouxe ao mundo a Cortana, junto com o Windows Phone 8.1.
Este último ainda não chegou em força e já existe a forte possibilidade de a Cortana ser transposta para outros sistemas operativos móveis. Pelo menos é esta a vontade da Microsoft para um futuro próximo.
A Cortana tem-se mostrado como um dos melhores assistentes pessoais que está no mercado, ultrapassando e sendo até melhor que as ofertas da concorrência, e isto estando apenas numa fase inicial, ainda sem ter chegado de forma plena ao Windows Phone.
Esta foi a resposta que a Microsoft resolveu dar a uma área que cada vez mais desperta interesse aos utilizadores de dispositivos móveis, garantindo que muitos processos que eram feitos manualmente podem passar a ser feitos de forma oral.
Até agora cada plataforma tem o seu assistente pessoal, não havendo quaisquer planos para a sua portabilidade entre sistemas, tendo a Google tentado sem grande resultado trazer o Now para o iOS.
Mas segundo uma conversa tida por vários funcionários da Microsoft e o público durante uma Keynote na conferência SMX, realizada em Seattle, a empresa não descarta a possibilidade de trazer para os restantes sistemas operativos móveis a Cortana, integrando-a da mesma forma como está no Windows Phone.
É ainda só uma ideia e uma possibilidade, não havendo qualquer informação sólida ou sequer um protótipo do que a Microsoft quer fazer.
It’s interesting to think about the future of these assistants and whether they become a reason to buy into the ecosystem.
That is the other tension we have. If you play this out five to ten years, and these assistants become the reason you choose Android or iOS or Windows, then what’s our position?
Could Cortana be the thing that, as a Windows user, (makes me feel like) I’ve got to get a Windows phone?
Esta resposta é contrária ao que a concorrência tem mostrado, fazendo destes assistentes pessoais uma das peças core dos seus sistemas operativos e uma das razões que levam os utilizadores a preferir um ou outros sistema.
A aposta da Microsoft na Cortana tem sido elevada, fazendo dela uma das bandeiras para o novo Windows Phone 8.1. É muito provável que não se fique apenas neste sistema operativo, alargando a sua presença ao próprio Windows, melhorando a usabilidade deste quer nos sistemas de Desktop como nos tablets.
A ideia da Microsoft em trazer a Cortana para outros sistemas operativos móveis, caso se concretize, não é de todo descabida. Se estes assistentes passarem a ser a razão para a escolha de um sistema em detrimento de outros, então a presença da Cortana noutras plataforma pode dar à Microsoft uma ainda maior presença e domínio do mercado.
Justifica-se o trabalho da Microsoft na transposição da Cortana para iOS e Android?