Quando anunciou a compra da Nokia, os planos da Microsoft mostravam que a sua ideia era manter inalterada toda a linha de produtos e a marca que a ele estava associada.
Mas a verdade é que nos últimos tempos a Microsoft começou a dar provas de que pretendia fazer cair o nome e a marca Nokia dos seus produtos, passando a ter apenas o seu nome associado a eles.
Depois de algumas provas concretas de que iria deixar cair a marca Nokia, surgiu agora mais uma e que mostra de forma clara o futuro nome dos smartphones da Microsoft.
Esta mudança que agora surgiu não é nenhuma novidade e vários outros passos tinham sido já dados no sentido de fazer desaparecer a marca Nokia do universo Microsoft e dos seus smartphones.
Já está em curso a esperada mudança dos sites dos produtos Lumia, que até há pouco tempo estavam associados ao domínio Nokia e que agora passaram a para alçada da Microsoft.
Com este primeiro passo a Microsoft conseguiu iniciar o processo de desvinculação da marca Nokia, que será o pretendido.
Mas a nova mudança surgiu através de uma mensagem da conta de Facebook da Nokia França, que dá conta de uma mudança de nome para breve, passando-se a chamar Microsoft Lumia.
Depois desta mudança de nome da página do Facebook será a vez de outras redes sociais terem a mesma alteração, sendo o nome mudado para estar de acordo com o novo nome que a Microsoft pretende para a sua linha de smartphones.
Esta mudança representa a primeira alteração de nome e de marca deverá ocorrer numa primeira fase em França e será depois alargada a outros países, de forma global, nas semanas seguintes.
Prevê-se que para futuros os planos da Microsoft sejam muito mais alargados e pretendam até fazer desaparecer o nome Windows Phone, ficando apenas presente o nome Microsoft Lumia e o Windows como sistema operativo unificado que sustenta os seus equipamentos.
Apesar de ser retirada do seu “ambiente natural”, a Nokia continuará a existir como marca. Fica apenas com a produção de software, com o HERE que foi ontem lançado para Android e com outras ofertas.
Esta mudança marca o início da desassociação dos Lumia como produtos Nokia e a sua passagem para a Microsoft. Faz de certeza parte dos planos da Microsoft que passem a ser reconhecidos como pertença da gigante do software e não da marca Finlandesa.
Muito em breve já toda a marca Nokia estará retirada do mercado dos smartphones e será a vez da Microsoft avançar como a marca associada ao Windows Phone e aos telefone Lumia.