Apenas um mês depois de ter lançado a versão Preview do Windows Phone 8.1, a Microsoft resolveu agora lançar a primeira actualização a este novo SO, que ainda está em teste junto da comunidade de programadores.
As novidades não foram claramente apresentadas pela Microsoft, mas estão bem presentes e podem ser utilizadas por todos os que têm já instalado este sistema nos seus smartphones.
O Windows Phone 8.1 promete trazer para os dispositivos que correm este sistema operativo uma verdadeira revolução, colocando-o a par do que a concorrência tem já disponível, ao mesmo tempo que apresenta algumas novidades exclusivas e que eram já há bastante tempo pedidas pelos utilizadores.
Por ser ainda uma versão de testes, o Windows Phone 8.1 Preview tem a particular característica de ser onde a Microsoft vai descobrir os normais problemas associados à juventude desta versão.
Ao alargar a base de utilizadores consegue mais facilmente detectar e corrigir os problemas existentes, garantindo assim que no final de Junho este sistema esteja o mais possível perto da perfeição que se quer.
A actualização que agora chegou traz várias novidades, mas a Microsoft não as revelou, limitando-se a dizer que são fruto do feedback que tiveram dos utilizadores que têm estado a testar o Windows Phone 8.1 Preview.
Mas o Vice Presidente da Microsoft e gestor do Windows Phone Program Management, Joe Belfiore, abriu um pouco mais o jogo num Tweet e revelou algumas das novidades.
A mais importante é sem dúvida a melhoria da performance da bateria, que muitos utilizadores apresentavam como sendo o maior problema nesta nova versão do Windows Phone. Claro que outros bugs foram resolvidos, procurando dar ao Windows Phone um comportamento ainda melhor.
Running #WP8.1 Developer Preview? GO CHECK FOR UPDATES! we have news bits with plenty of bug fixes including some battery improvements!
— joebelfiore (@joebelfiore) 14 maio 2014
Se já estiverem a usar o Windows Phone 8.1 apenas precisam de aceder às Definições e aí dentro a Actualização do telemóvel. O passo seguinte é a procura pela actualização, devendo ser escolhida a opção Procurar por actualização.
Devem encontrar de imediato a actualização, que deverá demorar entre 5 a 10 minutos a instalar. Notem que durante esse tempo o telefone não poderá ser usado.
Caso ainda não tenham o Windows Phone 8.1 instalado no vosso telefone e queiram testá-lo, basta que sigam os passos apresentados para a instalação que apresentámos num artigo recente.
Se quiserem podem também testar de seguida o Cortana e ver o que a Microsoft entende ser um assistente pessoal para smartphones. As instruções estão aqui.
Esta actualização vem trazer a solução para vários problemas que foram sendo reportados pelos utilizadores. O maior problema era o rápido consumo de bateria, que levava a que os dispositivos com Windows Phone 8.1 não conseguissem ter um aproveitamento satisfatório.
A actualização bem abrir caminho para a chegada do Windows Phone 8.1 sem problemas e com (quase) todos os bugs resolvidos e pronto para ser usado pelos utilizadores finais.