Pplware

Microsoft lança Surface Pro em Portugal a 30 de Maio

Depois do lançamento, algo tímido da versão Surface RT, a Microsoft anunciou que vai lançar a versão profissional do seu tablet, o Surface Pro, a 30 de Maio, em Portugal.

Este novo produto pretende chegar a um segmento muito mais vasto, em termos de utilizadores, pretendendo aumentar claramente o ecossistema da empresa. É um desafio substancialmente maior principalmente para os programadores que vêm um mercado bem mais apetecível, o mercado empresarial.

Segundo informações de João Couto, novo director-geral da subsidiária nacional, “O Surface Pro é a materialização da nossa nova estratégia, é um tablet profissional que reúne o poder do computador num tablet”.

Quase 8 meses após ter sido apresentado oficialmente, a Microsoft apresentou em Fevereiro passado o Surface RT. Um tablet que era imensamente esperado e que era referenciado como uma viragem na filosofia da própria empresa de Redmond. Uma aposta assertiva no segmento mobile com hardware próprio.

Após o lançamento deste, ficou certa a promessa de uma versão profissional com Windows 8. Uma máquina onde o processador fosse Intel e corresse aplicações desenvolvidas também para as versões anteriores do Windows, bem como para o Windows mais recente, apresentado em Outubro de 2012 em Portugal e no mundo.

Esta equipamento, como era de esperar, é mais robusto que a versão RT, mais pesado, pesa agora 900 gramas, em comparação com os 600 gramas do RT. Traz um ecrã com resolução Full HD e, como referimos, permite retro-compatibilidade com as aplicações desenvolvidas para as versões anteriores do Windows, bem como as apps disponíveis na Windows Store.

Esta é uma máquina poderosa talhada para o mercado profissional, para isso a Microsoft equipou o Surfrace Pro com um processador Intel Core i5, traz também periféricos de input, como uma caneta, à semelhança do que já havíamos visto noutros tablets com Windows 8, permitindo usufruir do reconhecimento da escrita manual.

Quanto aos preços, a versão de 64 Gb chegará ao mercado ao preço de 879 euros, e a versão de 128 Gb chegará a 979 euros.

“Este dispositivo vem revolucionar a forma como as empresas podem actuar de uma forma revolucionária”, adiantou João Couto. Segundo as palavras do director-geral da Microsoft Portugal, nas empresas em Portugal existe espaço para os dois dispositivos, Surface RT e Surface Pro.

A Microsoft acredita que este equipamento possa chegar a números interessantes de vendas, alavancando um segmento que há muito a empresa perdeu e persegue. Esta é sem dúvida uma máquina fantástica e que tem tudo, em termos de capacidades tecnológicas, para obter esse mercado, resta saber se o preço é também um factor decisivo nessa pretensão.

Exit mobile version