Pplware

Microsoft equaciona mudança de nome do Internet Explorer

e este não vai estar fora do Windows num futuro breve!

O Internet Explorer, o browser da Microsoft, é há muitos anos a escolha de referência para muito internautas. Um pouco por culpa da ausência de ofertas alternativas este browser conseguiu firmar-se e afirmar-se como parte da própria Internet.

Tendo perdido a aura de ferramentas essencial há alguns anos, pode estar para breve prestes a perder o seu nome e a mudar, para que os utilizadores possam ter uma nova referência e para que perca a sua má fama.

O crescimento do Internet Explorer sofreu alguns revés nos anos recentes, muito por culpa das suas prestações e do facto de não ter crescido e acompanhado.

Tornou-se nas últimas versões um browser renascido e com uma imagem mais moderna e adaptada às novas realidades da Internet.

Mas a má fama que foi acumulando ao longo dos anos não se perdeu e o Internet Explorer é ainda visto como um browser pouco fiável e com uma péssima gestão de recursos.

Cientes destes problemas, a Microsoft pensa agora em fazer uma mudança completa no Internet Explorar, mudando várias coisas, entre elas uma das mais emblemáticas, o seu nome. Esta mudança pretende ser um novo ponto de partida para a Microsoft e para o próprio Internet Explorer.

Esta informação surgiu numa AMA (Ask Me Anything) que a equipa do Internet Explorer fez no Reddit, onde foram colocadas todos os tipos de questões.

Esta questão da mudança de nome surgiu de uma questão muito específica e que perguntava à equipa se nunca foi ponderada uma mudança.

A resposta não foi directa a indicar que essa mudança se iria efectivar, mas deu a entender que a Microsoft pondera essa hipótese, para eliminar todos os aspectos negativos deste browser.

It’s (rebranding’s) been suggested internally; I remember a particularly long email thread where numerous people were passionately debating it. Plenty of ideas get kicked around about how we can separate ourselves from negative perceptions that no longer reflect our product today

Outro ponto importante que saiu da conversa que a equipa de desenvolvimento do IE teve com os leitores do Reddit foi o da expansão do Internet Explorer para outras plataformas.

Com o investimento que a Microsoft tem feito na transposição de algumas das suas ferramentas chave para outras plataformas que não o Windows e o Windows Phone, os leitores quiseram saber se havia planos para a criação de versões do IE para o Android, iOS ou (novamente) para Mac.

Aqui a resposta mais taxativa e concreta. Está fora dos planos da Microsoft a criação dessas versões e não será num futuro próximo que elas vão existir.

Right now, we’re focused on building a great mobile browser for Windows Phone and have made some great progress lately. So, no current plans for Android/iOS.

We are committed to improving our own engine. We love the fact that the web was built on multiple competing (yet interoperable) platforms and believe that this is how it is going to move forward into the future!

Existem vários outros pontos interessantes na conversa que está disponível no Reddit, mas recorrentemente a questão era sempre a mesma. Vários internautas questionaram a equipa sobre quais as reais mudanças que foram aplicadas no IE e como este mudou para melhor.

A verdade é que a Microsoft precedeu a uma verdadeira revolução neste seu browser, abandonado as políticas anteriores e dando-lhe uma vida nova.

As novas versões, lançadas com uma cadência muito mais reduzida, vão dando aos utilizadores todas as novidades que estes querem, mostrando um browser muito melhor.

Exit mobile version