Pplware

Microsoft compra 700 mil endereços IPv4

Como já referimos em vários artigos, o IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). O que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.

Num momento que é de mudança para o IPv6, a Microsoft investe em endereços IPv4.

Segundo um documento emitido pela justiça dos Estados Unidos e publicado no site Domain Incite, a Microsoft comprou um lote de 666.624 endereços IPv4 à Nortel Networks (empresa Canadiana na área do networking) que se encontra desde 2009 em processo de protecção contra falência. Segundo informações, a Microsoft pagou cerca de 7,5 milhões de dólares (11,25 dólares por unidade) por todos os endereços.

Após a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) ter confirmado a entrega do último bloco de IPs, especula-se que surgirá agora um “mercado negro” no que se refere ao endereçamento IPv4.

Porquê o interesses em possuir endereçamento IPv4?

Como sabemos, as mudanças envolvem sempre custos e além disso corre-se o risco de algo correr menos bem.

Segundo a BBC, de entre 80 empresas, a Microsoft foi a que apresentou o valor mais elevado para a aquisição dos blocos de endereços IPv4. O “negócio” está ainda pendente, pois necessita de aprovação por parte do tribunal.

Artigos relacionados

Exit mobile version