O mundo tem estado em guerra com a Uber, principalmente os taxistas que receiam novidades no que toca a esse segmento.
Agora a empresa de transportes ganhou um forte aliado que poderá mudar definitivamente o futuro, ainda sombrio, da empresa. A Microsoft investe 100 milhões de dólares numa empresa que já vale 50 mil milhões.
Segundo informações divulgadas na Bloomberg, a Microsoft chegou a acordo com a Uber para um investimento que os 100 milhões de dólares no negócio da empresa de transporte.
A Uber foi avaliada no início deste ano em cerca de 40 mil milhões de dólares, beneficiando de vários investimentos de empresas que acreditam ser este tipo de negócios que irão prosperar num futuro próximo.
Este modelo de transportes global, vai vingar e, pelas suas características, de maior proximidade com os clientes graças às novas tecnologias, há claramente um cenário de retorno financeiro mais seguro.
A Microsoft no mês passado vendeu uma parte da sua unidade de Mapas Bing à Uber e o negócio incluiu também a contratação de 100 engenheiros da empresa de Redmond.
As duas empresas também contratualizaram a integração no assistente por voz da Microsoft, a Cortana, do serviço Uber, para que este possa sugerir a Uber nos seus resultados.
A Uber, fundada em 2009 por Kalanick e Garrett Camp, expandiu-se para mais de 300 cidades em pelo menos 57 países. O serviço tem sido um incómodo para as tradicionais empresas de táxis, gerando em muitos países protestos e até confrontos violentos, como aconteceu recentemente em França.
Há países que proibiram mesmo a actividade da Uber, como são o caso do Brasil. Em Portugal, no passado mês de Abril, o Tribunal de Instrução de Lisboa decidiu “proibir de imediato” a actividade da empresa de transportes em automóveis ligeiros Uber, avança a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).
Após a empresa ter recorrido, nos finais do mês de Junho confirmou a proibição da Uber em Portugal. A empresa, contudo, anunciou de imediato que iria recorrer da decisão e, até ap veredicto final, o serviço mantém-se activo.