O Windows 8.1 não vai servir apenas para a Microsoft trazer de volta funcionalidades que os utilizadores pediram insistentemente.
Serviu também para que fossem implementadas melhorias em várias aplicações e em serviços que com quem este sistema operativo se relaciona e faz uso.
Um desses exemplos é o SkyDrive. São muitas as novidades e agora a Microsoft apresentou mais uma, os smart files.
Os smart files são uma nova funcionalidade que vai permitir aos utilizadores do Windows 8.1 terem um muito maior controlo sobre os ficheiros que têm sincronizados entre o SO e o serviço Cloud SkyDrive.
Segundo a Microsoft conseguiu apurar, durante a fase de testes do Windows 8.1, muitos utilizadores eram extremamente conscientes do espaço em disco e da gestão que faziam deste.
Tinham sincronizados apenas os ficheiros realmente essenciais e que necessitavam, evitando terem os seus discos cheios de ficheiros que apenas ocasionalmente acediam.
Para dar uma resposta a estes utilizadores, permitindo que tenham sempre acesso aos seus ficheiros do SkyDrive, a Microsoft criou os smart files. Estes são ficheiros que não estando fisicamente nos discos dos utilizadores, permitem que estes vejam um conjunto de propriedades destes, incluindo a sua miniatura.
Essas propriedades apenas estavam disponíveis com a presença física dos ficheiros em disco, o que a partir de agora deixa de ser necessário. Vai ser possível fazer um conjunto de acções sobre os ficheiros, incluindo indexá-los e pré-visualizá-los.
Apenas quando o utilizador pretender editar o ficheiro é que este vai ser descarregado do SkyDrive, passando aí a fazer parte do disco.
A Microsoft espera que ao introduzir esta funcionalidade no SkyDrive muitos utilizadores vão conseguir poupar até 80% do espaço ocupado pelos ficheiros.
Esta é mais uma mostra do que a Microsoft está a preparar para a chegada do Windows 8.1. É uma optimização bem vinda e que permitirá poupar muito espaço em disco nas máquinas dos utilizadores