A grande tendência que o mundo automóvel está a viver gravita em torno da energia elétrica, onde as marcas estão praticamente todas a lançar modelos elétricos para ter oferta neste novo e promissor segmento.
A gigante alemã Mercedes desde há anos que tem uma aposta nas células de combustível. O GLC F-Cell fará a sua estreia mundial no Salão de Frankfurt, na próxima semana.
As células de combustível são consideradas uma energia de futuro e uma tecnologia muito promissora. Nesse sentido, a Mercedes tem demonstrado interesse no desenvolvimento futuro de oferta neste segmento e estreará no Salão de Frankfurt, na próxima semana, o seu primeiro modelo de produção a hidrogénio, num formato de pré-produção.
Conforme podemos ver no vídeo em cima, o modelo GLC F-Cell (ainda camuflado) será lançado durante o ano de 2018 mas em mercados onde existam pontos de abastecimento de hidrogénio. Este é um modelo “zero emissões” onde a mecânica alemã conjugou um motor elétrico, alimentado por baterias de iões de lítio com 9 kWh de capacidade, com uma pilha de combustível a hidrogénio, armazenado em dois depósitos revestidos a fibra de carbono colocados no fundo do veículo.
Este veículo é um trunfo para a Mercedes poder afirmar-se enquanto líder nas novas tecnologias de mobilidade e desenvolver uma estratégia própria, a sua estratégia no conceito “CASE”, conceito acrónimo de networking (Connected), condução autónoma (Autonomous), flexibilidade de uso (Shared & Services) e sistemas de propulsão elétrica (Electric).
Este é um sistema plug-in desenvolvido numa cooperação entre a Daimler e a Ford, através da joint venture AFCC sediada em Vancouver, no Canadá.
Mas é seguro o armazenamento do hidrogénio?
O Mercedes-Benz GLC F-Cell tem um conjunto de depósitos que permitem armazenar 4 kg de hidrogénio a uma pressão de 700 bar. Em 3 minutos os depósitos podem ser abastecidos oferecendo uma autonomia a rondar os 500 km. Nestas contas estão já os 50 km que podem ser realizados no modo elétrico. Além disso, o veículo pode recuperar energia através da travagem e quando o carro circula “à bolina”.
A marca de Estugarda prevê vender cerca de mil unidades por ano do GLC F-Cell.