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Mercado de Dispositivos Móveis à Lupa…

Depois de fechadas as portas do maior evento mundial sobre dispositivos móveis, a MWC em Barcelona, o mundo está preparadissimo para receber as imensas novidades que foram apresentadas. Falámos já em vários dispositivos móveis que estarão em breve no mercado.

Já que abordamos a prespectiva mercado mobile, deixamos alguns números interessantes para enquadrar a procura versus oferta.


Estão em causa equipamentos de vários segmentos e marcas equipadas com vários sistemas operativos. No entanto e apesar do mercado ter um domínio de dois dos principais players em termos de missão presente e futura, há outros números que devem conhecer.

Sistemas Operativos Móveis no Mercado Português

Em Portugal, Symbian é Rei com uma cota de mercado a rondar os 45%… e não surpreende!

A Nokia goza de um prestígio junto dos consumidores portugueses que mais nenhum fabricante consegue para já igualar. O facto de o mercado nacional ser pouco sofisticado relativamente à adopção de novas tecnologias aliado aos preços muito competitivos praticados pela casa finlandesa, parece ser determinante na escolha dos portugueses.

Surpreendentemente, ou talvez não, a Apple coloca o seu iOS em segundo lugar. A caríssima, comentadíssima, lindíssima e polémica marca, consegue uma média de 24% num mercado que não tem sido (claramente) uma aposta da empresa sedeada em Cupertino. Começou o ano de 2010 com um pedaço de mercado a rondar os 30% e arranca em 2011 com 22%.

Em terceiro lugar aparece o grande hype nos smartphones portugueses: o Android!

Apesar do forte investimento das operadoras nacionais em equipamentos com sistema operativo da empresa Google, 2010 ainda não foi o ano em que se verificou potencial domínio de mercado.


A título de curiosidade, regista-se o facto de o SO da Blackberry ser ultrapassado pelo da Samsung, o Bada. Portugal é muito provavelmente o único mercado dos países ocidentais onde tal se verifica.

A Samsung Portugal está assim de parabéns pela política agressiva de comunicação que tem desenvolvido nos últimos meses a favor do seu SO.

Sistemas Operativos Móveis no Mercado Europeu

Entre os dois grandes “espaços” geográficos analisados, convém esclarecer que a Europa sempre teve uma atitude mais “mobile centric”. A qualidade e desempenho das redes europeias de telecomunicações móveis é habitualmente elogiada quando comparada com a sua congénere americana.

O iOS é o sistema operativo móvel dominante no velho continente e com números expressivos: 47% em média de share.

Nem nos Estados Unidos a Apple consegue um valor desta grandeza. Motivos? Vários. Mas serão apresentados num futuro artigo.

No entanto, foi a segunda marca que mais clientes viu debandar, muito provavelmente devido à estrela open-source do momento.


A RIM coloca o seu BB OS na terceira posição, com um share médio de 14%. Em Portugal, a Blackberry tem uma posição insignificante mas na Europa é o SO mais adoptado pelas grandes empresas, nomeadamente na Alemanha, Reino Unido, Espanha e Irlanda. Em muitos países europeus, a RIM concorre lado a lado com o iOS.

Dos actuais grandes players mundiais com reais expectativas de negócios, a RIM arrisca a ser a companhia com mais perdas de mercado a curto/médio prazo.

Com imensos equipamentos, sabores e entusiastas, o Android aparece no terceiro lugar com uma quota muito interessante: 7% em média. É assim o SO que mais cresceu na Europa ficando claro que foi o responsável pela queda do iOS. A tendência é crescer ainda mais e ser líder incontestado a médio prazo.


Symbiam vê descer a sua preponderância no mercado. Reformulo: Symbian espalha-se ao comprido! Apresenta uma média de 17,58% de mercado mas em termos homólogos, perde 10,68% de clientes num espaço de um ano. Em Portugal há o pior cenário, onde cai 14%.

Sistemas Operativos Móveis no Mercado Norte-Americano

Os Estados Unidos são uma nação curiosa. Tomada como um todo, é de um poderio imenso mas tecnologicamente é muito heterogénea.

Começando pelo fim, realçam-se os números médios de mercado do Symbian em 2010, 1,33%, com um share de mercado em Janeiro de 2011 de 1,56%.

Symbian não é um SO suficientemente sofisticado para o mercado norte-americano. Acresce o facto de a Nokia não ser distribuída em nenhuma operadora de telecomunicações nos EUA que justifica os valores apresentados.


O iOS joga em casa e ganha… mas por margem mínima: 40% é a sua média de mercado em 2010. Mas… em Janeiro de 2011 contabiliza um share de 35,04%. É a empresa que regista a maior perda homóloga: 18,54%.

Perdeu para o Android uma importante fatia de mercado.


Entre a RIM e a Google verificou-se um despique interessante mas com vencedor anunciado. BB OS com um share médio de 29% e Android com share de 17%. BB OS em Janeiro de 2011 com 27% e Android com 26%. Em termos homólogos, BB OS avança 7,65% e Android dobra o resultado para 14%.

É o princípio do fim para a RIM e o princípio da vida para o Android.

O facto de o presidente Obama ser um intensivo utilizador de Blackberry não vai influenciar minimamente o mercado a aderir às novas propostas da empresa Canadiana. Aliás, é notório que de todos os grandes players, o BB OS é o sistema que proporciona a pior experiencia multimédia para o utilizador.

Sistemas Operativos Móveis no Mercado Global

Em termos globais, a Symbian mantem o controlo normal do mercado essencialmente devido à preponderância que apresenta em mercados low-end, emergentes e/ou pouco sofisticados. A app Store da Nokia, Ovi Store, é a mais bem-sucedida na China.

Na Europa, s Symbian ainda mantém uma faixa considerável de indefectíveis utilizadores, mas num espaço de um ano, perde. Perde em share médio e em termos homólogos.


O iOS também perde quota de mercado. Não será um problema para a Apple, que presumo, conta perder ainda mais para o rival Android.

A Apple nunca teve o share da Nokia nem o número de  utilizadores da Microsoft mas é actualmente a mais valiosa empresa de tecnologia do mundo.

Paradoxalmente, a RIM consegue a proeza de subir o seu share, embora por um curto valor. E sobe contra todas as expectativas, considerando que enfrenta o mais dramático dos cenários a curto/médio prazo.


O SO do momento, o Android, cresce em todos cenários. Vê crescer o share médio e tem a maior subida de todos os SOs.

A curto/médio prazo será/é o SO dominante no mercado. Depende, a médio prazo, da resposta que poderá ser dada pela Microsoft/Nokia.

Market Share comparativo – Janeiro 2011

Um comparativo entre os diversos mercados, analisando cada SO de forma individual, permite obter algumas ilações importantes quanto à dinâmica do próprio consumo e quanto à modernidade desse mesmo mercado.

Projecção do Symbian [Portugal, Europa, EUA]


Projecção do Android [Portugal, Europa, EUA]


Projecção do BlackBerry OS [Portugal, Europa, EUA]


Projecção do iOS [Portugal, Europa, EUA]


Mercado Sistemas Operativos Mobile em Portugal – Janeiro 2011


Uma análise mais pormenorizada e detalhada sobre a condição do mercado nacional será apresentada para breve. No entanto, convém reflectir sobre estes dados com alguma argúcia.

A Microsoft/Nokia cabe neste mercado? Se sim, onde irá entrar? Vai substituir a quota do Symbian? E… os milhões de Symbian entretanto fabricados? Quem vai comprar? E quem comprar… pode contar com o quê?

A RIM vai conseguir convencer as empresas Portuguesas a adoptar a sua tecnologia? Lá fora apostam em Blackberry. E será um erro apostar forte numa tipologia de consumidor que não é o seu? Playbook? Android apps a correrem num BB OS?!

Android dominará o mercado em termos de utilizadores. A Apple inovará e cria a necessidade junto do consumidor. A Google copia e democratiza o conceito. Mas doravante contamos com o quê? Inovação ou democratização?

Fonte: webtrends

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