Pplware

Menu Iniciar no Windows 8.1 pode chegar já em Agosto

Os rumores sobre as novas versões do Windows têm estado em alta nos últimos dias. Várias são as novidades que foram reveladas, mostrando que a Microsoft não descansou sobre os louros e os créditos que o Windows 8 e o 8.1 geraram.

Depois de o grupo russo WZOR ter revelado novidades sobre o Windows 9 e as novidades que as esperadas actualizações do 8.1 vão trazer.

A mais esperada é para já a que a Microsoft mostrou na ultima Build, onde apresentou o Update 1 do Windows 8.1. O regresso do Menu Iniciar está para breve, muito mais breve do que se possa esperar.

Desde o lançamento do Windows 8 que a Microsoft mudou a sua forma de desenvolver o seu sistema operativo e passou a procurar disponibilizar novidades e melhorias de vulto em ciclos muito mais curtos, não acumulando um volume elevado de novas funções, mas sim um número mais reduzido, mas também mais maduro.

Claro que depois de terem lançado a mais recente actualização a Microsoft continuou a desenvolver o Windows, com vista a dar aos utilizadores as funcionalidades que estes esperam e que precisam.

É por isso que se espera para muito breve o lançamento de mais uma actualização, que não trará um volume elevado de novidades, mas onde se espera que tenha presente o regresso do Menu Iniciar.

Das revelações apresentadas antes não havia uma data precisa para o lançamento desta novidades, mas segundo fontes internas da Microsoft, a que a ZDNet teve acesso, a chegada do Menu Iniciar será feita com um segundo Update do Windows e que este chegará já em Agosto deste ano.

Mas da informação que a ZDNet apresentou, e que vem confirmar a que o WZOR já tinha adiantado, esta segunda actualização apenas trará o regresso do Menu Iniciar.

A possibilidade de correr aplicações da ModernUI na interface tradicional deverá ficar para mais tarde, provavelmente até já no Windows 9.

A decisão de lançar apenas o novo Menu Iniciar está associada a dois factos importantes para a Microsoft e que pesaram na tomada desta decisão.

O primeiro mostra que o Windows 8.1, mesmo com a actualização agora lançada ainda não está a satisfazer muitos dos clientes empresariais da Microsoft, que não conseguem ainda ver neste novo SO a alternativa que querem ao Windows 7 e uma justificação para actualizar para uma versão mais moderna. O problema está, tal como no início, na interface e na necessidade de reaprender a usar o Windows.

O segundo é muito mais simples e está circunscrito à equipa que desenvolve o Windows. A Microsoft quer, tal como tem vindo a fazer, alterar o ritmo de desenvolvimentos e aproveitar para lançar funcionalidades que estejam prontas, em ciclos mais curtos.

Este modelo tem estado a ser adoptado por outras equipas de desenvolvimento de software, com resultados muito positivos, estando a tornar-se um standard nesta industria.

Assim, e à luz destas revelações, no final do Verão vamos ter mais novidades da Microsoft, com a chegada, finalmente, do menu iniciar ao Windows 8.1. Todas as restantes novidades que a Microsoft tem na calha vão aguardar mais tempo e surgir, provavelmente em 2015, já no Windows 9.

Exit mobile version