A Marinha Portuguesa voltou a acompanhar a passagem de um navio russo na costa portuguesa.
Segundo refere a Marinha, através da monitorização diária do Centro de Operações Marítimas e do empenhamento de meios navais, foi efetuado, desde o dia 2 de janeiro e até ontem, sábado dia 7, o acompanhamento da passagem de um navio da Federação Russa, ao largo da costa nacional, proveniente do mar do Norte.
Marinha Portuguesa: Trata-se de um navio científico da Federação Russa
Segundo revelou a Marinha, o NRP António Enes, em missão de patrulha e vigilância marítima na área de Portugal continental, foi empenhado no acompanhamento do navio científico da Federação Russa o “Akademik Aleksandr Karpinskiy“, durante o seu trânsito em águas portuguesas.
De relembrar que no passado dia 28 de outubro, as Forças Armadas já tinham anunciado uma operação destinada a acompanhar a passagem de um outro navio científico da Federação Russa por águas portuguesas, o Akademik Boris Petrov.
Numa nota então enviada à imprensa, o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) referia que a passagem do navio russo “ao largo da costa nacional” estava a ser feita “através de meios da Marinha pertencentes ao Sistema de Forças Nacional”, revela a Lusa.
O EMGFA referiu também que se estava perante “um procedimento normal de vigilância dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, sempre que navios de guerra de países que não pertencem à NATO navegam em águas portuguesas”.