A apresentação do CarPlay vem oficializar o que muitos esperavam. A Apple conseguiu trazer para os automóveis o seu sistema operativo móvel, dando a estes a possibilidade de usarem muitas das suas funcionalidades e também algumas das suas aplicações.
Os principais fabricantes automóveis aderiram ao CarPlay e começam agora a surgir as suas primeiras ofertas, mostrando o que vai ser possível fazer com esta integração.
Apresentado hoje no Salão Automóvel de Genebra, o CarPlay trará para os automóveis as principais funcionalidades do iOS, o que garante uma integração plena com o Siri, sendo possível o envio de mensagens, recepção de chamadas ou a navegação nos Mapas da Apple.
A ligação entre os dispositivos e os automóveis será feito com recurso a um cabo Lightning, esperando-se para breve a possibilidade de ligação via wireless.
As primeiras marcas a adoptar o CarPlay contemplam a Mercedes, a Ferrari, a Volvo, a Jaguar, Honda e Hyundai. Posteriormente, e com os desenvolvimentos que o CarPlay venha a ter, este leque de marcas poderá ser alargado.
Para além dos serviços base do iOs, o CarPlay pode usar outras aplicações presentes no iPhone, havendo já suporte para Spotify, Podcasts, Beats Radio, Stitcher e iHeartRadio.
Depois da Apple lançar o CarPlay, começam agora a chegar as ofertas das marcas com a integração do CarPlay. Neste momento a Volvo e a Mercedes têm já definidos os primeiros modelos que vão integrar esta nova tecnologia.
Volvo
A Volvo foi a primeira marca a apresentar o seu modelo com integração com o CarPlay. O novo Volvo XC90 SUV irá trazer a possibilidade de ligação do iPhone, fazendo depois uso do seu ecrã com capacidade de toque, localizado na consola central.
O CarPlay não fará uso da totalidade dessa consola, mas estará integrado de forma a que possa partilhar esse espaço com outras funções presentes.
Ainda não existe uma data prevista para o lançamento do XC90 SUV, mas a Volvo aponta o final do ano de 2014 para a sua disponibilização.
Nessa altura todos os que comprarem este carro vão poder usufruir do CarPlay e de todos os serviços/funções que têm já nos seus iPhones.
Veja no vídeo abaixo a apresentação do CarPlay no novo carro da Volvo.
Mercedes
Depois da Volvo ter mostrado o seu XC90, foi a vez da Mercedes mostrar aos consumidores o que tem preparado com o CarPlay. A sua oferta assentará inicialmente no novo Class C, também ele apresentado no Salão Automóvel de Genebra.
O ecrã deste novo Class C irá disponibilizar parte do seu espaço para a integração com o CarPlay, integrando-se este com as restantes aplicações que a Mercedes já disponibiliza em modelos anteriores.
Apesar de estar comprometida com a Apple e com o CarPlay, a Mercedes fez saber que não irá torná-lo um exclusivo nos seus veículos. A Mercedes espera que a Google lance a sua proposta para este segmento, assente em Android, para o integrar também nos seus carros.
As soon as Google brings its own in-car infotainment system to market, Mercedes-Benz customers will also be able to enjoy the world of Android in their cars. Mercedes-Benz has already shown to impressive effect how an Android-based in-car infotainment system could look…
Esta posição vem dar uma abrangência grande aos consumidores, permitindo que qualquer SO móvel se integre com os seus sistemas e com os seus carros.
Espera-se para os próximos dias o lançamento de mais propostas, das restantes marcas que abraçaram o CarPlay nesta primeira fase.
A Apple mostrou ao mundo que o seu sistema está pronto a ser usado e que será uma mais valia no que toca à integração dos smartphones com os carros, beneficiando os seus utilizadores em vários níveis, sendo os principais a segurança e a utilização dos serviços base da Apple.