O lançamento dos novos iPhones por parte da Apple não deixaram ninguém indiferente. A verdade é que não foram apenas os consumidores que reagiram a estas novidades e também algumas marcas fizeram questão de deixar a sua impressão sobre os novos equipamentos.
A Microsoft não quis ficar para trás e tratou de disponibilizar rapidamente um vídeo onde mostra o que os seus funcionários pensam do que são os novos iPhones.
Só que, mais uma vez, o que seria uma inocente brincadeira acabou por crescer e tomar proporções que obrigaram a que o vídeo fosse retirado do ar.
O vídeo que a Microsoft produziu e lançou foi criado por alguns elementos da sua equipa e pretende parodiar com as novidade que a Apple apresentou na passada terça-feira.
Tal como a Apple deu o foco principal nas cores do novo iPhone 5C, também este está centrado nesse ponto.
São duas as personagens que apresentam ao decisores, bem conhecidos e sem nunca dar a cara, as novidades que os novos iPhones podem ter e qual a forma que a Apple pode usar para enganar os consumidores, levando-os a comprar “gato por lebre”.
São várias as referências às cores que o novo iPhone 5C tem, nunca sendo usado o nome da cor, mas sim uma descrição superlativa desta.
Mas não é apenas o 5C que é retratado, sendo também o 5S usado no vídeo, também aqui como objecto de gozo. O pormenor do vídeo é de tal forma grande que vão até ao suposto iWatch, que neste caso apresenta problemas.
Mas tal como noutros vídeos, as equipas que os criaram acabaram por exceder-se e criaram algo que não foi do agrado de todos. O problema está na decisão, criticadas por muitos, de colocar Steve Jobs, ou apenas a sua cabeça, no vídeo.
A dúvida está em perceber se um dos responsáveis que aparece no vídeo é Steve Jobs ou Tim Cook. Todos os indícios apontam para que seja Steve Jobs, mas várias vezes é referido o nome T, uma clara alusão a Tim Cook.
Caso seja efectivamente Steve Jobs, a piada é de extremo mau gosto e está desajustada, até porque supostamente estes eventos passam-se no início do ano de 2013, se for Tim Cook, então está mal feito porque o cabelo do actual CEO da Apple é grisalho e não negro como é mostrado.
Para além deste é ainda apresentado Jony Ive, a quem vão sendo mostradas as ideias que foram surgindo.
Para resolver o problema criado, a Microsoft retirou do ar o vídeo da polémica e emitiu uma declaração onde explica que este era um vídeo que pretendia apenas uma pequena partida dirigida a Cupertino, mas que por exceder-se foi mandado retirar do ar.
The video was intended to be a light-hearted poke at our friends from Cupertino.
But it was off the mark, and we’ve decided to pull it down.
São cada vez mais recorrentes este tipos de vídeos, sempre que uma marca concorrente apresenta um novo produto, mas no caso dos novos iPhones foram vários os casos de pequenas picardias levantadas pela concorrência.
Será este um sinal de medo por parte destes ou é apenas a salutar concorrência e a boa disposição a funcionar?
O certo é que estes pequenos episódios são sempre muito mais divertidos de acompanhar e servem sempre para os utilizadores conhecerem os novos produtos, nem que seja na perspectiva da concorrência!
Concorda com este tipo de “ataques”, mesmo que apenas para mostrar as fragilidades dos produtos?