De facto, a Internet é um mundo onde a liberdade ainda tem sido o prato do dia. É bastante fácil utilizarmos qualquer conteúdo e usá-lo para qualquer fim.
Que o diga Alice-Ann Meyer que descobriu que a fotografia do filho Jameson, portador da síndrome Pfeiffer, está a ser utilizada nas redes sociais… como meme!
É muito complicado dizer, com precisão, onde começa e onde acaba a liberdade que temos na Internet. Por vezes surgem histórias que nos fazem pensar e chegar à conclusão de que, neste mundo interactivo, parece que tudo vale para ter uns likes, umas visualizações, ganhar seguidores, etc.
A história que divulgámos hoje é, de facto, bastante delicada e triste uma vez que Alice-Ann Meyer, mãe do pequeno Jameson, descobriu que a fotografia do filho estava a ser utilizada como meme nas redes sociais.
Do not take my photo to degrade my child… His name is Jameson. He is very real.
Meme: imagem/vídeo utilizados para se inserirem textos/palavras, relacionadas com situações de humor e, muitas vezes, de cariz pejorativo.
No seu site, designado JamesonJourney, a mãe vai partilhando as histórias do filho que é portador da síndrome Pfeiffer, caracterizada por anomalias nos ossos do crânio, afectando a aparência. Foi aí que, hán cerca de um ano, partilhou uma fotografia de Jameson (a imagem inicial deste artigo) que rapidamente se começou a espalhar pela Internet, em forma de meme com conteúdos de humor e pejorativos, em que a criança era comparada a um cão da raça pug.
Foi igualmente no site que desabafou acerca desta descoberta, implorando para que a fotografia do seu filho não fosse partilhada na Internet.
Now that sweet picture has resurfaced and is circulating around the internet. Except, that the photo has been altered. Someone, somewhere, decided for who knows what reason, to take that picture and create a meme comparing my son to a pug. What compels a person to do such a thing I will never understand. There is no way for me to know who did this, but for every post and share of this meme I will do everything in my power to get it taken down.
No entanto, Alice-Ann tem recebido inúmeras mensagens de apoio de internautas que também denunciaram os memes partilhados, pedindo ainda que as pessoas continuem a denunciar para que consiga limpar a imagem negativa criada à volta da fotografia do seu filho.
So, to everyone that “LOL’d”, shared, and posted that meme, let me start by introducing you to the child you find so funny. His name is Jameson. He is very real, and he was born with Pfeiffer syndrome.
Esta situação faz-nos questionar:
Vale mesmo tudo na Internet para nos rirmos alguns segundos?
Justifica-se que, para o belo prazer de terceiros, uma mãe se sinta magoada e revoltada ao ver imagens do seu filho partilhada de forma pejorativa?
Fica a reflexão também para pensarmos naqueles casos em que imagens de crianças são usadas, sobretudo no Facebook, com textos como “Por cada compartilhamento, o Facebook doará 5$ para o tratamento”.