Pplware

Conceito de design mostra novas funcionalidades do macOS

Todos os anos na WWDC a Apple atualiza os sistemas operativos de todos os seus dispositivos e, este ano, não esperamos que seja diferente. Assim, já se começam a ouvir os primeiros rumores e, tal como no caso do iPhone, surgem os primeiros rascunhos e conceitos a mostrar, possivelmente, aquilo que a Apple anda a preparar.

Recentemente surgiu um conceito de design criado por Álvaro Pabesio que mostra as grandes mudanças que podem ocorrer este ano no macOS, quando a próxima versão for apresentada.


macOS: Devemos esperar grandes mudanças…

Nestes novos conceitos quase tudo sofreu alterações. A primeira grande mudança a notar é na clássica barra de menu do macOS que agora aparece muito mais simplificada. E, em vez dos ícones do Wi-fi e do som surgirem no topo, passam a estar reunidos num centro de controlo à direita que, muito possivelmente, quando clicado se expande. Para toda a gente que utiliza o iOS, este centro de controlo é, com certeza, bastante familiar.

Mas, apesar de tudo isto, segundo os rumores que têm circulado, as aplicações deverão ser o grande foco da marca da maçã nesta atualização do sistema operativo para Macs. Tendo como base informações recentes reportadas pela Bloomberg, estes rascunhos mostram que o macOS é capaz de suportar e correr de forma nativa aplicações desenvolvidas para iOS, sem colocar de lado qualquer funcionalidade.


Aplicações universais?

As apps universais deverão funcionar num computador Mac, tal como funcionariam num dispositivo com iOS. E, o melhor de tudo, é que não são versões piores nem mais leves, muito pelo contrário. São ainda mais rápidas e bastante mais versáteis. O conteúdo ajusta-se à escala automaticamente e tem em conta a resolução do ecrã. Ainda não é claro se a Apple vai fundir as lojas de aplicações do macOS e do iOS ou se as vai manter separadas.

De qualquer modo, a marca da maçã não pretende fundir os seus dois sistemas operativos mais populares num só. A ideia é dar aos utilizadores do macOS a possibilidade de terem as mesmas aplicações dos seus equipamentos móveis no Mac. Aliás, nestas imagens podemos ver a aplicação Messenger na dock do macOS.


Muitas outras funcionalidades…

Muita gente gostaria de ter um modo escuro e, no passado, surgiram rascunhos de sistemas operativos da Apple que apresentavam esta característica. Nesse aspeto, este conceito de design não é diferente dos anteriores e também tenta imaginar como poderá ser a nova versão do macOS se for incluído um modo escuro.

Para além disso, este conceito mostra uma janela chamada “Devices” e que deverá permitir fazer a gestão de vários dispositivos de hardware Apple, onde se inclui o iPhone, o HomePod, os AirPods e muito mais. Esta funcionalidade seria muito conveniente, pois permite ver os estado e identificar informação de todos os produtos Apple que o utilizador possua num único local.

Finalmente, este novo conceito de design mostra-nos também alterações em conhecidas aplicações do macOS, como o Finder com uma nova barra lateral e uma nova app Mensagens com Animojis.


Conclusão

Este é, sem dúvida, um projeto conceptual muito ambicioso e bastante interessante que tem todas as características para, de facto, tornar o sistema operativo macOS ainda melhor e explorar novas características. De tudo isto, aquilo que mais se destaca são as aplicações universais que têm a capacidade de redefinir a forma como um utilizador Apple usa todos os seus dispositivos.

A WWDC deverá realizar-se no princípio do mês de junho e, será aí que a Apple irá desvendar todas as novidades de software em que tem andado a trabalhar.


Leia também:

Exit mobile version