A Nokia prepara-se para lançar em breve o seu tablet, assente na versão RT do Windows. Esta máquina promete muito e por isso a Nokia começou já a fazer a normal publicidade a este equipamento.
O problema foi mesmo a forma escolhida para dar realce às qualidades do tablet da Nokia. Em vez de começarem pela “positiva”, mostrando o que de melhor tem, a escolha recaiu pela comparação directa com os seus mais directos concorrente.
Este tipo de publicidade tem sido muito vista no passado recente noutros equipamentos concorrentes e nem sempre foi bem vista. A escolha que a Nokia agora fez revela que este pode ser também um caminho perigoso.
Na verdade não é feita qualquer referencia a nenhum equipamento em concreto, mas as expressões usadas no vídeo de publicidade do Lumia 2520 são por demais óbvias para passarem despercebidas.
As referências a um tablet mais fino que um lápis são sem dúvida uma clara comparação com o novo iPad Air. Existe ainda uma referência a outros equipamentos na frase “um destes já esteve no espaço”.
Ao apresentar os equipamentos da concorrência como tendo problemas, que supostamente o Lumia 2520 não padece e até que os resolve, a Nokia acaba por arriscar muito.
A sua comparação deveria ser feita com o Surface, da Microsoft, que é na verdade o seu mais directo concorrente. As suas características técnicas acabam por ser muito similares, mas a chancela Microsoft poderá dar uma vantagem ao Surface.
Na verdade estes equipamentos estão a ter uma aceitação inferior ao esperado e a jogada da Nokia, ao lançar este Lumia, podem sair goradas.
Mas vejam o vídeo e façam o vosso juízo sobre a opção da Nokia para a primeira publicidade a ser disponibilizada para o Lumia 2520.
Quer se goste ou não, este tipo de publicidade tende a atrair todos os que a vêm. E no caso da Nokia até acaba por não ser tão agressiva como outras que se viram da sua nova casa mãe.
São conhecidos os exemplos que a Microsoft usou no passado recente para enaltecer o seu Surface, comparando-o directamente com o iPad e com o que este não pode oferecer.