Pplware

Lojas da Xiaomi em Espanha partilhavam informações de utilizadores sem saberem

Depois de conquistar os mercados asiáticos, a Xiaomi virou-se para a Europa e têm-se implantado de forma lenta, mas firme, principalmente em Espanha. Foi precisamente no nosso país vizinho que um insólito aconteceu.

Duas das lojas da Xiaomi estavam a partilhar dados seus e de clientes através dos smartphones de exposição, sem que dessem por isso, através de uma app tão simples como o Gmail.


Pode parecer uma situação insólita, mas a verdade é que 2 das várias lojas que a Xiaomi tem em Espanha estavam a partilhar informações variadas sobre o seu negócio. Os dados podiam ser encontrados e acedidos nos equipamentos de exposição das lojas da Puerta del Sol e do centro comercial La Vaguada.

O problema, do que foi relatado, estava na configuração feita nestes equipamentos. Estes estavam a usar a conta de gmail oficial da loja, para assim terem acesso aos serviços da Google. O problema é que com esta conta, bastava algo tão simples como aceder à App do Gmail para aceder aos email enviados pelas lojas para os clientes ou para os fornecedores.

O problema é ainda maior, uma vez que através do acesso ao Drive, era também possível ter acesso aos dados de faturação das lojas, aos dados dos funcionários, às fichas de clientes e a toda a diferente informação recolhida destes.

Após esta descoberta, a Facua, uma associação de consumidores espanhola, fez de imediato uma queixa à Agencia Española de Protección de Datos, uma vez que está a ser colocada em causa a RGPD e a proteção dos dados dos funcionários e clientes. Foi pedido que seja aberto um inquérito contra a Balmore Atlantic, a empresa dona das lojas onde o problema acontecia.

A Xiaomi já reagiu a este problema e garantiu que procuram respeitar ao máximo as regras da RGPD e que assim que tiveram conhecimento da situação alertaram os seus parceiros, que gerem as lojas, para a situação, requerendo de imediato que esta fosse resolvida.

Com 7 lojas abertas em Espanha, todas a funcionar em regime de franchising, a Xiaomi está a conseguir impor-se e a conquistar mercado, tornando-se já um caso de sucesso.

Exit mobile version