Pplware

Loja de Apps do Windows e Windows Phone atinge novo máximo

A eterna luta das lojas de aplicações rege-se pelo número de aplicações que cada uma disponibiliza. Os números tendem a pender para os sistemas operativos que mais quota de mercado têm, mas as restantes continuam a crescer.

A Microsoft não tem andado arredada desta luta, em lugares do fundo da tabela. Mesmo com esta posição, revelou agora que a sua loja de aplicações atingiu o número de 560 mil aplicações.

A informação sobre o número de aplicações disponíveis nas stores dos sistemas operativos é por norma um indicador importante da adesão que este tem e até terá no futuro.

Várias análises mostram que as lojas mais representativas neste momento estão associadas ao Android e ao iOS, o que não é algo estranho pois estes são os dois sistemas operativos com maior expressão.

Recentemente foi revelado que a loja de aplicações da Google terá passado a da Apple e, neste momento, é a loja com maior número de aplicações

Mas a Microsoft tem investido de forma muito forte na expansão da sua loja de aplicações e, agora, anunciou que a sua loja atingiu as 560 mil aplicações disponíveis.

Quando comparado com os valores de outras lojas, como os 1,43 milhões de aplicações do Google Play ou os 1,21 milhões de aplicações da Apple Store, o universo de aplicações da Microsoft é muito reduzido, mas mostra que tem crescido e muito. Em Março de 2013 apenas contabilizava 50 mil aplicações.

É importante verificar que estes números agora apresentados pela Microsoft contemplam as suas duas plataformas. Estão aqui contidas as aplicações dedicadas ao Windows 8 e seguintes e também do Windows Phone.

A informação relativa a estes números foi apresentada pela Microsoft no seu site Microsoft by the Numbers, onde a empresa apresenta vários dados referentes às suas aplicações e às suas plataformas.

Não tendo apresentado valores em separado para os dois sistemas operativos, calcula-se que a oferta de aplicações para o Windows Phone seja superior à do Windows 8, com as primeiras a rondar as 360 mil e as segundas os 200 mil.

Uma das queixas mais recorrentes dos utilizadores que transitam para o sistema operativo móvel da Microsoft é precisamente a inexistência de algumas aplicações, ditas essenciais.

O suporte dos programadores tem-se alargado e o Windows Phone é hoje olhado com outros olhos e aparece mais apelativo, em parte por ter já uma base de utilizadores muito maior face ao que tinha em anos anteriores.

Existe ainda um fosso muito grande entre a loja de aplicações da Microsoft e as restantes, mas lentamente a diferença vai-se esbatendo e o Windows tem uma oferta consistente e madura.

via Microsoft by the Numbers

Exit mobile version