Pplware

Qual é a linguagem de programação mais popular?

A pergunta não é nova e é muitas vezes feita por quem se inicia nesta área. Saber qual é a melhor linguagem de programação e qual a que garante melhor futuro é uma questão que poderá não ter uma resposta certa, mas que muitos entendem que deveria ser respondida.

Mas desta vez surgiu uma reposta que se aproxima muito mais da final, recorrendo não à opinião dos programadores mas sim à Internet e a toda a informação que ela disponibiliza. Vamos então saber qual é a linguagem de programação mais popular.

Esta compilação e respectivo ranking foi feito por David Gewirtz, um conhecido colaborador do site ZDNet, que compilou informação de várias fontes para procurar ter uma resposta definitiva.

A Linguagem de Programação mais popular na Internet

Para além de recolher os dados de raking de vários sites ligados à programação, Gewirtz foi mais longe e compilou também dados obtidos directamente da Internet, nomeadamente o número de guias, o número de vídeos e até número de propostas de emprego.

As informações que recolheu estão agrupadas na tabela abaixo e ordenadas por grau de importância e por site de programação.

Para apresentar a informação de forma mais perceptível e com o grau de relevo que cada uma das diferentes linguagens de programação têm, Gewirtz agrupou-as novamente e os resultados foram expressos num gráfico.

O Top 10 das linguagens de programação mais usadas

Esta nova arrumação revelou que existem três grupos de linguagens de programação, e que em cada um estão várias das mais importantes.

No primeiro encontramos o Java, o C, o Python e o C++. No segundo temos o JavaScript, o C#, o PHP e o Swift. Por fim temos o Objective-C e o R

Uma curiosidade que se pode observar é que as linguagens de programação que integram o primeiro grupo são universais e podem ser usadas em qualquer ambiente. No segundo temos as linguagens que são dedicadas a plataformas específicas. Por fim, e no terceiro grupo, temos linguagens que são muito específicas e que estão a perder fôlego.

Os conselhos para escolher uma linguagem de programação

Os conselhos de Gewirtz para quem está a começar são simples. As primeiras linguagens a aprender centram-se no topo da lista. Tanto o Java como o C(++) são uma boa base. Mais tarde e dependendo da necessidade pode-se escolher uma ou duas do segundo grupo, para que se possa complementar as competências.

Mais importante que as linguagens a aprender é mesmo a quantidade. Não se devem focar apenas numa, devendo alargar a vossa base de conhecimento para que possam ter várias valências e estar preparados em vários campos.

via: ZDNet

Exit mobile version