Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Jack Ma e Richard Branson juntaram-se a Bill Gates para investir de forma massiva num fundo de apoio às Energias Renováveis.
Durante a cimeira das Nações Unidas para as Alterações Climáticas em Paris, Bill Gates desafiou os líderes da tecnologia para juntos criarem um fundo de investimento para o desenvolvimento de uma nova tecnologia verde com o objectivo de aumentar a produção de energia (limpa) no mundo, principalmente nos países mais pobres.
Durante a semana passada, surgiu a notícia de que Bill Gates estaria a preparar um fundo multimilionário para investir em energia renovável. Agora, além do investimento de Gates, a causa é apoiada pelos grandes líderes da tecnologia como Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Jack Ma e Richard Branson.
Este fundo de milhões será utilizado para desenvolver uma nova tecnologia verde que irá aumenta a produção de energia em todo o mundo, sem contribuir para o aquecimento global e com o principal alvo, os países subdesenvolvidos.
Actualmente, mais de mil milhões de pessoas vivem sem acesso a serviços básicos de energia mundial.
Este é um investimento de alto risco que nem todos os investidores estão dispostos a correr. Já existe muito dinheiro público a ser investido nesta área, mas estes líderes tecnológicos consideram que é necessário ainda mais investimento, em igual proporção com o público, por parte das empresas privadas. Daí estarem, ambas as partes, dispostas a trabalhar juntas nesta causa.
O sector privado sabe como construir empresas, avaliar o potencial para o sucesso, e assumir os riscos que se correm ao aplicar no mundo real ideias inovadoras.
Tanto o armazenamento, como a produção e gestão da eficiência energética, são áreas da tecnologia que serão alvo deste gigante investimento.
Fonte: Gates Notes