Pplware

Lançado WatchKit de desenvolvimento de apps do Apple Watch

O muito esperado e desejado Apple Watch surgiu no início do passado mês de Setembro. Depois de vários anos a ser falado e especulado, finalmente viu a luz do dia.

Mas a Apple não o colocou de imediato no mercado, pretendendo preparar e solidificar a sua oferta, não apenas nos próprios relógios mas também nas aplicações que o vão equipar.

O primeiro passo para a criação de novas aplicações para o Apple Watch foi agora dado, com o lançamento da primeira versão beta da SDK do iOS 8.2 e das ferramentas dedicada ao Apple Watch, o WatchKit.

Esperado na primavera do próximo ano, o Apple Watch será a oferta da Apple no campo dos smartwatch e terá uma integração com o iPhone, a quem irá buscar a maioria das suas funções.

Muitas das funções que o Apple Watch terá vão ser assentes em aplicações que vão ser criadas pelos programadores e que vão dar a este smartwatch funcionalidades adicionais e que vão explorar ao máximo o hardware disponível e as capacidades.

Antes de ser colocado à venda pela Apple, é necessário que os programadores comecem a criar as aplicações que vão alimentar a loja da Apple e que as teste.

Para isso a Apple lançou agora a as primeiras ferramentas necessárias para que essas aplicações possam ser criadas. Já em Outubro se tinha começado a falar do WatchKit e do que ele ia trazer e agora é uma realidade.

Para além desta ferramenta essencial ao Apple Watch, a Apple lançou também a primeira versão da SDK do iOS 8.2 Beta, que será usada para complementar todas as ferramentas de criação de aplicações para o Apple Watch.

Do que pôde até agora ser visto, o WatchKit apenas permite para já a criação de três tipos de integrações. Alertas, Glances e aplicações WatchKit.

No caso das duas primeiras, será dado ao utilizador informação que espelhará informações vindas do iPhone, resultando em alertas e informações ao utilizador.

No último caso o Apple Watch dependerá sempre de uma aplicação localizada no iOS e que tratará de todo o processamento necessário para a apresentação da informação, sendo esta depois enviada para o Watch onde será apresentada.

Seria esperado que o Apple Watch tivesse capacidade de processamento e que não fosse tão dependente do iPhone para a geração e apresentação da informação, mas para já é apenas esta funcionalidade que a Apple está a disponibilizar.

No entanto, e segundo a informação presente na documentação do WatchKit, para o final de 2015 espera-se que seja possível criar aplicações nativas do Apple Watch e que vão retirar toda estas limitações que para já existem.

Outra informação relevante que foi também possível obter da exploração da documentação do WatchKit foi a resolução dos ecrãs deste smartwatch. Do que pode ser visto vai ser de 272×340, no caso do modelo de 38mm e 312×390 para o modelo de 42mm.

Exit mobile version