Pplware

Kal-EL – O Super Processador Quad-Core da Nvidia para tablets

Por Fernando Dias para o PPLWARE.COM A competitividade está mais agressiva no segmento dos tablets. Existem muitas inovações e não está de todo estagnado o conceito. Como vimos ontem, as propostas são audazes e têm nichos de mercado ainda por definir. Assim, as marcas como a Nvidia, fornecem argumentos para trazer para este segmento funções ainda destinadas aos dispositivos tradicionais.

A potencia computacional em dispositivos móveis está a ganhar amplitude ameaçadora, o mundo está a observar a tecnologia a moldar o futuro e a Nvidia traça tendências.


A famosa companhia norte americana, Nvidia, mostrou no passado mês de fevereiro a sua proposta inovadora no mundo dos tablets com a implementação de um quad-core num tablet por eles desenvolvido. Desta vez mostrou os desenvolvimentos feitos sobre esta tecnologia, onde o impressionante poder de processamento se destaca do que até hoje foi visto ou mostrado. Estima-se que a comercialização dos novos produtos baseados neste processador e a correr sobre Android sejam lançados no mercado já no próximo mês de setembro.


Este novo processador,  apelidado como Kal-EL, é uma segmentação do já existente do dual-core Tegra 2 que é parte integrante do novo tablet Samsung Galaxy, do LG Optimus e o Acer Transformer.


O Kal-El faz tudo o que o Tegra 2 faz mas consegue-o fazer utilizando um consumo de energia inferior. Quanto às suas capacidades, este novo processador conseguirá obter resoluções superiores ao FullHD.

O jogo no vídeo abaixo, apelidado de Glowball, dá conta de uma variedade gráfica complexa a correr sobre o Honeycomb. Este jogo de luz, sombras e movimento interage com o acelerómetro, produzindo renderização em tempo real de 30 frames por segundo. Notável!

Este teste ou demonstração é ainda uma versão inacabada, sendo possível, conforme é anunciado no próprio vídeo, um claro melhoramento, tornando ainda mais especial esta composição gráfica. Esta apresentação tem ainda um comparativo onde está bem patente a força de um quad-core face aos dual-core actualmente em comercialização no mercado dos tablets.

Exit mobile version