A matemática é uma área de constantes desafios, sendo que muitos deles já persistem há longos anos. Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Além disso, o matemático é conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas os princípios da Física Moderna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação.
Contudo, Sir Isaac Newton deixou também alguns enigmas por resolver. Após 350 anos, Shourryya Ray, um jovem de 16 anos resolveu um desses enigmas.
Em 1668, Isaac Newton completou o seu primeiro telescópio de refracção, com que observou os satélites de Júpiter. A partir de 1672 Isaac Newton passou a fazer parte da Royal Society, onde apresentou a sua teoria intitulada Nova Teoria sobre a Luz e a Cor, na qual enuncia que a luz branca é composta por muitas cores, tendo chegado a este resultado através de um prisma ótico. No entanto, algo ficou por resolver.
Shourrya Ray, um jovem indiano de 16 anos, conseguiu resolver um enigma matemático que muitos matemáticos tentavam há 350 anos. O jovem ganhou um prémio de investigação e é “classificado” como génio por ter elaborado duas teorias sobre a dinâmica de partículas.
Ray conseguiu calcular a trajectória exacta de um projéctil submetido à força da gravidade e a resistência do ar. Além disso, Ray conseguiu ainda estimar, com precisão, o tipo de impacto e de ressalto aquando do embate de um corpo contra uma parede.
Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: ‘bem, não custa tentar’. Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado.
Disse o jovem à imprensa.
De acordo com o jornal “The Sunday Times”, o jovem recusou-se a acreditar que o problema não podia ser resolvido. Ray é um apaixonado pela matemática, paixão essa que foi transmitida pelo pai que é engenheiro e o estimulava a resolver problemas matemáticos. Segundo consta, aos seis anos Ray já conseguia resolver equações com um elevado grau de dificuldade.