As XIII Jornadas da Engenharia Electrotécnica e de Computadores (JEEC) começam hoje. Trata-se de um evento organizado anualmente por alunos do Instituto Superior Técnico (IST) e que este ano terá lugar de 11 a 15 de Março e terá um espaço, duração e público-alvo mais abrangentes que as edições anteriores. É composta por palestras, painéis de discussão, workshops, visitas de estudo, sorteios de prémios e uma Exposição Tecnológica.
Os temas das palestras, painéis de discussão e workshops, embora incidam sempre sobre áreas ligadas à Engenharia Electrotécnica e de Computadores, cruzam-se com outras áreas. As JEEC 13, apesar de dirigidas sobretudo aos alunos e docentes do MEEC, estão abertas a todos, pelo que as organização estende o convite a docentes e alunos de outros cursos e instituições, a profissionais e a curiosos. A participação no evento é totalmente gratuita.
No primeiro dia do evento, 11 de Março, a Sessão de Abertura falará da Fusão UTL/UL e de que forma é que esta poderá afectar o IST e, em particular, o MEEC. Falar-se-á, ainda, do tema das JEEC 13: “Da Engenharia ao Negócio“. Nesse mesmo dia, de tarde, abordar-se-á a criação de uma aplicação do ponto de vista do conceito e do design, falando-se também de Cloud & Datacenters (Portugal Telecom).
No segundo dia do evento, 12 de Março, Rob Bishop (Engenheiro e Evangelista da Raspberry Pi Foundation) falará do passado, presente e futuro do Raspberry Pi.
No terceiro dia do evento, 13 de Março, terá lugar o painel de discussão “A Liberalização do Mercado Energético”, em que o Prof. Sucena Paiva (Professor Catedrático do DEEC) explicará em que consiste o Mercado Liberalizado, seguindo-se intervenções de duas empresas que actuam nesse mercado – EDP COMERCIAL e ENDESA – e uma perspectiva do papel das Energias Renováveis no mesmo. A moderação do painel estará a cargo de Miguel Prado, jornalista do Jornal de Negócios.
No quarto dia do evento, 14 de Março, falar-se-á de Empreendedorismo. Nesse painel de discussão, moderado pelo Prof. Luís Caldas de Oliveira, estará presente uma empresa de Capital de Risco (Dueto SGPS), uma aceleradora de startups (Fábrica de Startups), o Sapo Codebits e um caso de sucesso – Cristina Fonseca, que co-fundou uma empresa sediada em Sillicon Valley, na Califórnia.
No último dia do evento, 15 de Março, terá lugar um painel de discussão acerca de “Convergência: O Futuro das Telecomunicações?”. Será explorada a fusão eminente da Zon a Optimus, por parte de representes dos respectivos conselhos de administração, sendo ainda feito um confronto entre a empresa resultante dessa junção e a Portugal Telecom, que actualmente disponibiliza a oferta convergente M4O.
Durante todos os dias decorrerão demonstrações e exposições de projectos ligados à Eng. Electrotécnica e de Computadores na Exposição Tecnológica, como robôs de busca e salvamento em cenários de desastre, impressora 3D, veículos autónomos, entre outros.
A participação nas várias actividades é gratuita e entrada livre. No entanto, é necessária uma inscrição para os workshops e visitas de estudo. O programa do evento pode ser consultado aqui, e todas as novidades poderão ser conhecidas no site oficial e na página oficial do Facebook.