Pplware

Javelin: Como se protegem os russos desta arma poderosa?

O Javelin é um sistema de mísseis antitanque que bloqueia a imagem térmica de um alvo. O soldado espia o alvo através de uma unidade de lançamento de comando e seleciona diferentes alvos e tipos de ataque.

Esta arma pode atingir qualquer tipo de veículo que emita calor, mas é eficaz contra tanques porque pode atacar por cima. É por isso que é chamado de Javelin (dardo), funcionando quase como uma lança. Como é que os russos se protegem desta arma?


O lançador de mísseis Javelin assumiu um destaque nesta guerra entre a Rússia e a Ucrânia sendo até já chamado de S. Javelin. Especialistas em armas referem que o Javelin pode ser particularmente eficaz contra tanques russos, embora alertem que os sistemas de mísseis não mudam propriamente a guerra – saber mais aqui.

Como é que os russos se protegem do Javelin?

Há poucas coisas que os militares, mais bem equipados, podem fazer para se proteger dos Javelins. Os tanques modernos são cobertos com blindagem reativa, que em alguns casos contém pequenas quantidades de explosivos que detonam uma ogiva à entrada. No entanto, o Javelin tem uma carga de explosivos na parte dianteira e a carga principal de explosivos está no meio.

Daí o Javelin conseguir perfurar os tanques mais sofisticados do mundo, particularmente os tanques russos T-90, cuja armadura explosiva reage ao impacto de um projétil para reduzir os seus efeitos e impedir uma perfuração.

A primeira carga do Javelin explode em contacto com o tanque e liberta a segunda carga, ainda mais forte, capaz de perfurar a blindagem.

Ao contrário de outras armas de mísseis, descartáveis após o uso, o Javelin tem uma unidade de controlo de tiro, equipada com GPS, câmara infravermelha e zoom. Nessa unidade é anexado o tubo que aloja o míssil.

Há algumas evidências de que os militares russos estão a ser cautelosos com os Javelins. Há fotos que mostram coberturas de metal improvisadas em cima dos tanques.

Produzido pelos fabricantes americanos Raytheon e Lockheed Martin, o lança-míssil Javelin custa 178.000 dólares cada, e inclui o sistema de lançamento e o míssil, segundo o orçamento do Pentágono para 2021. Cada míssil de substituição custa cerca de 78.000 dólares.

Leia também…

Exit mobile version