O anúncio da chegada de mais um sistema operativo móvel causou alguma instabilidade e veio abrir ainda mais as possibilidades de integração com os dispositivos que destes fazem uso.
O Firefox Mobile OS, fruto da vontade da Mozilla em disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento mais simples e de um SO aberto, é cada vez mais uma realidade e começam agora a surgir as primeiras versões para testes.
Se até à pouco tempo não passava de uma ideia e de uma vontade, o Firefox Mobile OS está a ser desenvolvido a bom ritmo, começando agora a surgir as primeiras amostras do que será este novo sistema operativo.
O interesse revelado pelo Firefox Mobile OS foi bastante grande, tendo a Mozilla do seu lado já alguns fabricantes de equipamento e operadoras de telecomunicações. É esperado que no início do próximo ano surja já os primeiros equipamentos equipados com o Firefox Mobile OS e disponíveis para compra.
À semelhança do que fez aquando da disponibilização da versão do Firefox para dispositivos móveis, passa a ser possível testar o Firefox Mobile OS no desktop de qualquer computador.
A ideia desta disponibilização prende-se com a vontade de os programadores começarem a desenvolver as aplicações que vão popular o Firefox Mobile OS e assim estas estarem disponíveis de imediato aquando do seu lançamento.
Esta versão apresenta já o que se pensa ser uma versão perto da final da sua interface, lembrando esta outros sistemas operativos que estão já disponíveis.
Qualquer curioso que pretenda ver o Firefox Mobile OS em funcionamento pode seguir as instruções que estão disponíveis neste artigo. Não são complicadas mas requerem que as sigam à risca.
Comecem pro descarregar e executar o B2G, agora disponibilizado pela Mozilla e depois sigam as instruções abaixo:
git clone git://github.com/mozilla-b2g/gaia
make -C gaia profile
/caminho/para/b2g -profile gaia/profile
Se pretenderem começar a desenvolver para o Firefox Mobile OS esta é a plataforma que devem usar. Se a ideia é apenas ver o que Mozilla está a preparar então recomendamos que a instalem e verifiquem.
O que pode para já ser visto do Firefox Mobile OS mostra um sistema operativo móvel simples de usar e com as funcionalidades que se esperavam. Ainda está pouco maduro, mas com a certeza de que vai ser desenvolvido, irá ser estável e com imensas capacidades.
A abordagem da Mozilla ao desenvolver um SO assente em HTML5 e outras tecnologias web garantem que as aplicações são mais simples de criar e que a adaptação será muito menor, para todos os que desenvolvem aplicações para o Firefox Mobile OS.