Pplware

Israel abate drone do Hamas usado no conflito em Gaza

O mundo assiste novamente a uma escalada de violência na Faixa de Gaza. É um conflito com forças desiguais, principalmente ao nível tecnológico, isso nota-se pela tragédia dos números frios que nos chegam todos os dias, 172 mortos!

Agora, o exército israelita afirma ter abatido um drone lançado por forças militares palestinianas que, supostamente, estariam a desenvolver esta aeronave não tripulada desde 2012.

Segundo afirmações do grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, o Hamas, o seu braço armado enviou 3 drones com o intuito de realizar “missões especiais” no interior do território de Israel. Estas declarações, a ser verdade, mostra um novo plano do conflito, há claramente um avanço tecnológico por parte dos palestinianos, recebendo tecnologia externa para modernizar o seu arsenal

Este drone abatido, segundo o exército israelita, terá sido lançado a partir de Gaza, foi abatido em pleno voo por um míssil ao longo da costa sul de Israel, junto à cidade de Ashdod.

 

O ataque e o facto do drone ter sido abatido não contribuiu para que mais não sejam produzidos e que estes não venham a ser novamente enviado sobre Israel. A vigilância embora apertada tem um novo elemento para detectar e abater, o que perante alguma tecnologia fácil de obter e a preços muito acessíveis poderão ser uma grande dor de cabeça para os Israelitas.

O reacender do conflito vem no seguimento da morte de 3 adolescentes, em junho passado, que alegadamente foram assassinados por militares palestinianos. O governo de Israel culpou o Hamas pelas mortes, mas este negou qualquer responsabilidade nos actos. Numa vingança, no dia 2 de Julho um adolescente palestiniano foi raptado e assassinado, alegadamente por seis israelitas. A partir dessa altura os militares palestinianos têm disparado rockets indiscriminadamente sobre as cidades israelitas perto da fronteira o que levou Israel a uma resposta brutal e sangrenta.

Exit mobile version