O iPad é o gadget completo da Apple. Impressiona com a sua simplicidade e versatilidade. Um aparelho fino e fácil de usar que coloca um mundo de opções à mercê do utilizador. Mas tanta coisa boa teria que ter alguma falha. E o que falha no iPad é a impossibilidade de determinadas pessoas o poderem utilizar. Nomeadamente pessoas invisuais ou com alguma deficiência ao nível da visão. Assim, pensou-se o conceito do iSense!
A pensar nas pessoas com dificuldades, ou mesmo impossibilidades, ao nível da visão, apareceu o conceito de iSense. E o que é realmente este conceito?
O iSense trata-se de uma película transparente, que é sensível à luz e que pode ser unida à tela do iPad. Esta película trasparente é constituída por várias bolhas que reagem aos diferentes níveis de luz transmitidos pela tela, formando, assim, caracteres de Braille. Ou seja, a película emite sinais de relevo, seja em páginas web, jogos, etc.
Assim, uma vez que se coloque esta película no iPad, todo o texto, imagens, entre outros, serão transformados em Braille, para que os invisuais possam ler e interpretar aquilo que o iPad lhes projecta.
Este conceito foi criado pelos designers Kikki Tham Sterner e Johan Ollashas, e irá competir no Future Lions, para criadores de produtos e marcas “do futuro”.
Vejamos agora mais em detalhe como funcionaria o iSense:
Apesar de ainda se tratar de um conceito, esta é uma iniciativa admirável, porque por vezes a tecnologia apenas inova, mas não evolui.