Annie Altman, irmã do fundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, apresentou uma acusação formal contra o seu irmão, alegando que ele abusou sexualmente dela quando era menor de idade.
Na queixa submetida esta semana a um tribunal federal no Missouri, Annie Altman afirma que o seu irmão mais velho cometeu “diversos atos de violação, abuso sexual, molestação, sodomia e agressão física” entre 1997 e 2006, tendo os abusos começado quando ela tinha apenas três anos de idade.
Num comunicado conjunto emitido em nome de Sam Altman, da mãe e de dois irmãos mais novos, o CEO da OpenAI negou as alegações, afirmando que “todas as afirmações de Annie são completamente falsas”. A família Altman sublinha que tem tentado apoiar Annie ao longo dos anos, incluindo através de assistência financeira direta.
Annie fez afirmações profundamente ofensivas e totalmente falsas sobre a nossa família, especialmente sobre o Sam. Optámos por não responder publicamente, em respeito pela privacidade dela e pela nossa.
Contudo, dado que ela agora iniciou um processo judicial contra o Sam, sentimo-nos obrigados a abordar esta situação. Esta situação provoca uma dor imensa em toda a nossa família.
Lê-se no comunicado.
Nos últimos anos, Annie Altman tem feito alegações semelhantes em plataformas online. Em março de 2023, publicou na rede social X: “Eu já não sou uma criança de quatro anos com um ‘irmão’ de 13 anos a entrar na minha cama sem o meu consentimento”.
I’m not four years old with a 13 year old “brother” climbing into my bed non-consensually anymore.
(You’re welcome for helping you figure out your sexuality.)
I’ve finally accepted that you’ve always been and always will be more scared of me than I’ve been of you.
— Annie Altman (@anniealtman108) March 14, 2023
Annie quer indemnizações baseadas no património de Sam Altman
No âmbito do processo judicial, Annie pede um julgamento com jurados e uma indemnização superior a 75.000 dólares. De acordo com o The New York Times, este é o valor mínimo exigido para um processo federal deste tipo.
O advogado de Annie afirmou ainda que ela procura indemnizações punitivas, baseadas no património líquido de Sam Altman, que poderá ser revelado no decurso do processo de investigação judicial.
O caso promete levantar questões delicadas não apenas para a família, mas também para o impacto público e profissional de Sam Altman, uma das figuras mais influentes no setor da inteligência artificial.
Leia também: