As histórias de telefones que explodem ou que se estragam sem razão aparente começam a ser muitas. A maioria dessas histórias acaba com os seus utilizadores com algumas mazelas, com o orgulho ferido e com um novo equipamento. Os problemas que normalmente estão associados a estes acontecimentos são apenas e só resultado de aquecimento anormal dos equipamentos ou outros problemas similares.
A novidade da notícia que hoje apresentamos é o facto de o problema ser inverso ao que normalmente acontece. Um iPhone de uma cidadã Norueguesa partiu-se devido ao frio. Não é normal, mas aconteceu. Ainda mais anormal foi a reacção da Apple a este problema.
Durante uma utilização normal, uma cidadã Norueguesa viu o seu iPhone explodir e ficar, naturalmente, inutilizado. A utilização que estava a ser dada ao iPhone era a leitura de música dentro do seu carro. A temperatura rondava os -10º, o que é uma situação absolutamente normal no inverno da Noruega e outros países nórdicos.
Após este incidente a Sra. dirigiu-se a uma loja Apple para que o seu equipamento fosse trocado por se encontrar dentro da garantia. A resposta dos funcionários da loja foi que a substituição ou reparação seria impossível pois a utilização deste equipamento foi feita fora das condições normais de utilização e que a temperaturas de congelamento o iPhone não deve ser usado.
Sendo estas temperaturas absolutamente normais nesta altura do ano no norte da Europa não se compreende que este equipamento tenha tido comportamento. Felizmente a lei Norueguesa, e Sueca, sobrepõem-se às condições de garantia que a Apple impõe aos seus equipamentos e a garantia terá de ser coberta em casos de utilização dita “normal”. O caso ainda não está terminado, mas tudo parece indicar que a Apple terá de trocar o equipamento ao abrigo da garantia e com a indicação de utilização normal.
Seria boa ideia a Apple introduzir em futuras versões de IOS a mesma alarmistica que tem para situações de sobreaquecimento, por forma garantir que as condições mínimas e máximas de utilização não são ultrapassadas.
Para que estejam preparados deixamos aqui a lista de requisitos ambientais que a Apple anuncia no site dedicado ao iPhone:
- Temperatura de funcionamento: 0° a 35° C
- Temperatura de repouso: -20° a 45° C
- Humidade relativa: 5% a 95%, sem condensação
- Altitude máxima de funcionamento: 3.000 m
Preparem-se para o caso de terem de usar o vosso iPhone em situações que excedam estas condições, pois em caso de problemas a Apple não se vai responsabilizar pela reparação ou substituição do vosso equipamento.
Artigos relacionados: