Pplware

iPhone: Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros

A Apple, no iOS 11, implementou uma funcionalidade que permite ao iPhone ter a autonomia para responder de modo automático quando o utilizador está a conduzir e recebe SMS.

Esta opção é vista com bons olhos pelas seguradoras, a bem da sua segurança.

 


Começou por ser um recurso verdadeiramente útil. As SMS vieram mudar um pouco a forma das pessoas comunicarem. Com o tempo passou a ser uma função que absorvia totalmente os utilizadores ao ponto de até a conduzir as pessoas enviam e recebem mensagens. Passou a ser uma das principais causas de mortalidade na estrada, causando um aumento considerável de acidentes, principalmente entre uma faixa etária mais jovem.

O flagelo obrigou as entidades responsáveis e reguladoras a promover campanhas de segurança, sensibilizando os condutores para não enviar mensagens enquanto conduzem, sendo que algumas campanhas multimédia foram em certa medida agressivas em termos gráficos.

A Apple, ciente deste problema, patenteou um sistema que permite ao condutor ver as suas mensagens desativadas quando este estivesse a conduzir. Este sistema, ainda em formato projeto, levou mesmo a que o Pai de um jovem, vítima de um acidente de viação, processasse a Apple, pelo facto do iPhone ainda não ter o sistema (à altura) implementado.

Com a chegada do iOS 11, a empresa de Cupertino colocou uma versão deste projeto e funciona bastante bem. Esse resultado é agora análise de uma empresa, detentora de um sistema GPS, que confirma haver um resultado positivo do automatismo de bloqueio de receção das mensagens no iPhone.

Segundo a Business Insider, um estudo levado a cabo pela Everquote (uma gigante americana dedicada ao ramo dos seguros automóvel) concluiu que, em 1256 milhões de quilómetros percorridos por clientes seus que usam a aplicação Everdrive, 37% das viagens incluem pelo menos algum uso significativo de telefone enquanto o carro está em movimento.

Mais surpreendente ainda é saber que o estudo também concluiu que, durante essas viagens, as pessoas usavam os seus telefones durante 11% do tempo, ou cerca de 3 minutos durante uma média de 29 minutos, de acordo com os sensores analisados pela app Everdrive.

A empresa refere também que recursos como o “Não incomodar durante a condução” da Apple podem reduzir o uso do telefone em até 8%. Mas será que já usam esse sistema?

Como utilizar o modo “Não incomodar durante a condução”

Com o iOS 11, o iPhone consegue detetar quando poderá estar a conduzir e impedir a apresentação de notificações.

Quando o iPhone com o iOS 11 detetar pela primeira vez que poderá estar a conduzir, irá apresentar uma descrição do modo “Não incomodar durante a condução” quando imobilizar o veículo. (Esta descrição só é apresentada em determinados países. Se não for apresentada, siga os passos abaixo para ativar o modo.)

Toque em “Ativar durante a condução” para ativar automaticamente o modo quando o iPhone liga ao automóvel através de Bluetooth ou deteta o movimento da condução. Pode alterar o método que o iPhone utiliza para determinar se está a conduzir ou ativar o modo manualmente.

Ativar e desativar na Central de controlo

Pode permitir que o modo “Não incomodar durante a condução” seja ativado automaticamente ou pode adicioná-lo à Central de controlo para um acesso manual mais prático:

  1. Aceda a Definições > Central de controlo > Personalizar controlos.
  2. Toque em  junto à opção “Não incomodar durante a condução”.

Agora, pode passar o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã e tocar em  para ativar ou desativar o modo.

 

O que esperar quando o modo está ativado

Saiba o que esperar quando o modo “Não incomodar durante a condução” está ativado. Pode personalizar muitas destas funcionalidades nas Definições.

 

Personalizar as funcionalidades

Pode personalizar o funcionamento do modo “Não incomodar durante a condução” em Definições > Não incomodar.

Toque em Ativar para escolher como pretende ativar o modo “Não incomodar durante a condução”.

Toque em “Resposta automática” e escolha quem recebe uma resposta. Em seguida, toque em Resposta para personalizar a mensagem que será enviada. Se alguém precisar de entrar em contacto consigo, essa pessoa pode contornar o modo Não incomodar ao enviar uma mensagem com a palavra “urgente”.

Utilizar as Restrições para manter o modo ativado

É pai ou mãe de um jovem condutor? Pode impedir que sejam feitas alterações à funcionalidade “Não incomodar durante a condução” para garantir que continua a fazer parte dos hábitos de condução segura do seu filho.

Exit mobile version