A Apple, no iOS 11, implementou uma funcionalidade que permite ao iPhone ter a autonomia para responder de modo automático quando o utilizador está a conduzir e recebe SMS.
Esta opção é vista com bons olhos pelas seguradoras, a bem da sua segurança.
Começou por ser um recurso verdadeiramente útil. As SMS vieram mudar um pouco a forma das pessoas comunicarem. Com o tempo passou a ser uma função que absorvia totalmente os utilizadores ao ponto de até a conduzir as pessoas enviam e recebem mensagens. Passou a ser uma das principais causas de mortalidade na estrada, causando um aumento considerável de acidentes, principalmente entre uma faixa etária mais jovem.
O flagelo obrigou as entidades responsáveis e reguladoras a promover campanhas de segurança, sensibilizando os condutores para não enviar mensagens enquanto conduzem, sendo que algumas campanhas multimédia foram em certa medida agressivas em termos gráficos.
A Apple, ciente deste problema, patenteou um sistema que permite ao condutor ver as suas mensagens desativadas quando este estivesse a conduzir. Este sistema, ainda em formato projeto, levou mesmo a que o Pai de um jovem, vítima de um acidente de viação, processasse a Apple, pelo facto do iPhone ainda não ter o sistema (à altura) implementado.
Com a chegada do iOS 11, a empresa de Cupertino colocou uma versão deste projeto e funciona bastante bem. Esse resultado é agora análise de uma empresa, detentora de um sistema GPS, que confirma haver um resultado positivo do automatismo de bloqueio de receção das mensagens no iPhone.
Segundo a Business Insider, um estudo levado a cabo pela Everquote (uma gigante americana dedicada ao ramo dos seguros automóvel) concluiu que, em 1256 milhões de quilómetros percorridos por clientes seus que usam a aplicação Everdrive, 37% das viagens incluem pelo menos algum uso significativo de telefone enquanto o carro está em movimento.
Mais surpreendente ainda é saber que o estudo também concluiu que, durante essas viagens, as pessoas usavam os seus telefones durante 11% do tempo, ou cerca de 3 minutos durante uma média de 29 minutos, de acordo com os sensores analisados pela app Everdrive.
A empresa refere também que recursos como o “Não incomodar durante a condução” da Apple podem reduzir o uso do telefone em até 8%. Mas será que já usam esse sistema?
Como utilizar o modo “Não incomodar durante a condução”
Com o iOS 11, o iPhone consegue detetar quando poderá estar a conduzir e impedir a apresentação de notificações.
Quando o iPhone com o iOS 11 detetar pela primeira vez que poderá estar a conduzir, irá apresentar uma descrição do modo “Não incomodar durante a condução” quando imobilizar o veículo. (Esta descrição só é apresentada em determinados países. Se não for apresentada, siga os passos abaixo para ativar o modo.)
Toque em “Ativar durante a condução” para ativar automaticamente o modo quando o iPhone liga ao automóvel através de Bluetooth ou deteta o movimento da condução. Pode alterar o método que o iPhone utiliza para determinar se está a conduzir ou ativar o modo manualmente.
Ativar e desativar na Central de controlo
Pode permitir que o modo “Não incomodar durante a condução” seja ativado automaticamente ou pode adicioná-lo à Central de controlo para um acesso manual mais prático:
- Aceda a Definições > Central de controlo > Personalizar controlos.
- Toque em
junto à opção “Não incomodar durante a condução”.
Agora, pode passar o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã e tocar em
O que esperar quando o modo está ativado
Saiba o que esperar quando o modo “Não incomodar durante a condução” está ativado. Pode personalizar muitas destas funcionalidades nas Definições.
-
- O iPhone fica sem som e o ecrã escurece. Se alguém lhe enviar uma mensagem, essa pessoa receberá uma resposta automática a informar que está a conduzir. Se a mensagem for importante, o remetente pode escrever a palavra “urgente” para garantir que recebe uma notificação. Desta forma, pode imobilizar o automóvel para ler a mensagem importante ou pedir à Siri que a leia para si.
- O iPhone apresenta algumas notificações, tais como alertas de emergência, temporizadores e alarmes.
- Às chamadas aplicam-se as mesmas condições do modo Não incomodar normal: pode permitir chamadas apenas dos Favoritos e/ou se a mesma pessoa ligar duas vezes seguidas. Se o iPhone ligar ao automóvel por Bluetooth, as chamadas são encaminhadas normalmente e pode utilizar os botões, microfones e colunas do automóvel para atender a chamada.
- Se utilizar a app Mapas quando se desloca, o iPhone continuará a mostrar os detalhes da navegação no ecrã bloqueado e indicações passo a passo.
- Se for um passageiro e tentar utilizar o iPhone enquanto o modo está ativado, tem de tocar em “Não estou a conduzir” para o desativar.
Personalizar as funcionalidades
Pode personalizar o funcionamento do modo “Não incomodar durante a condução” em Definições > Não incomodar.
Toque em Ativar para escolher como pretende ativar o modo “Não incomodar durante a condução”.
-
-
- Automaticamente: o iPhone utiliza informações, como a deteção de movimento e as ligações de rede, para detetar que está a conduzir e ativa o modo.
- Se ligado ao Bluetooth do carro: o modo “Não incomodar durante a condução” é ativado quando o seu telemóvel se liga ao sistema mãos-livres do automóvel.
- Manualmente: utilize a Central de controlo para ativar o modo “Não incomodar durante a condução” antes de iniciar a marcha.
-
Toque em “Resposta automática” e escolha quem recebe uma resposta. Em seguida, toque em Resposta para personalizar a mensagem que será enviada. Se alguém precisar de entrar em contacto consigo, essa pessoa pode contornar o modo Não incomodar ao enviar uma mensagem com a palavra “urgente”.
Utilizar as Restrições para manter o modo ativado
É pai ou mãe de um jovem condutor? Pode impedir que sejam feitas alterações à funcionalidade “Não incomodar durante a condução” para garantir que continua a fazer parte dos hábitos de condução segura do seu filho.
-
- No iPhone do seu filho, aceda a Definições > Geral > Restrições.
- Se ainda não tiver utilizado as Restrições, introduza um código novo. Memorize este código para alterações futuras.
- Em Permitir alterações, toque em “Não incomodar durante a condução”.
- Selecione Não permitir alterações.