Pplware

iPad ajudou em cirurgia ao fígado na Alemanha

A ideia que a maior parte das pessoas tem dos tablets, e dos gadgets no geral, é que são ferramentas lúdicas, para o entretenimento do ser-humano.

Mas essa visão é muito redutora das capacidades que estas novas tecnologias têm para oferecer no nosso dia-a-dia.

Que o diga o Karl Oldhafer que liderou uma equipa de médicos que recorreram ao iPad para localizar com precisão estruturas do fígado de um paciente durante uma cirurgia!

A equipa médica da Alemanha, liderada pelo professor Karl Oldhafer, realizou uma da primeiras cirurgias recorrendo ao famoso tablet da Apple, o iPad.

A intervenção cirúrgica foi feita o fígado de um paciente, e foi utilizado o recurso de “realidade aumentada”, o que possibilitou que os médicos visualizassem informações e com precisão estruturas desta orgão.

Ao longo da intervenção cirúrgica, o fígado foi filmado pelo iPad que sobrepôs às imagens do orgão, modelos virtuais em 3D, contruidos com base no próprio fígado. Este recurso possibilita que se localizem estruturas críticas como tumores e vasos com má formação.

O processo funciona da seguinte forma:

São realizados exames de imagiologia antes da operação (tomografia – TAC – ou ressonância magnética), que irão permitir a reconstrução de uma imagem completa do orgão em 3D no computador.

Assim, e através da tecnologia de realidade aumentada, é possível projectarem-se essas imagens no ecrã do iPad, sobre as imagens que estão a ser filmadas naquele momento. Este processo irá, assim, facilitar e possibilitar a localização de estruturas do orgão em questão, que são essenciais para a cirurgia. [via]

O que têm a dizer desta notícia? Podem ser estes gadgets ferramentas essenciais em áreas como a saúde?

Exit mobile version