Pplware

iOS consome mais bateria que Android na utilização do iBeacon

O explorar das capacidades que os smartphones disponibilizam actualmente permite que surjam novas soluções que vão ajudar os utilizadores.

Uma das mais recentes tecnologias a surgir e que explora algumas das possibilidades dos smartphones foi o iBeacon. Mas que impacto tem esta tecnologia nos consumos de energia dos dispositivos?

A resposta não é muito precisa, mas o que foi provado foi que o iOS tem consumos de energia superiores ao Android.

O iBeacon é uma tecnologia que permite a determinação da localização geográfica em espaços fechados, podendo depois oferecer um conjunto de serviços associados a essa localização.

Esta nova tecnologia faz uso da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), quer permite menores consumos de energia, com os mesmos resultados das tecnologias anteriores.

Mesmo sendo uma tecnologia da Apple, lançada com o iOS 7, o iBeacon pode ser usado em qualquer smartphone, desde o iOS até ao Android. E foi precisamente nesta variedade de equipamentos que a empresa Aislelabs fez testes exaustivos para conseguir comprar o consumo de energia.

O facto mais curioso que surgiu deste comparativo foi que todos os equipamentos equipados com iOS tiveram performances inferiores aos seus respectivos concorrentes Android.

É natural que os equipamentos mais antigos tenham uma menor performance em termos de consumos energéticos na utilização desta tecnologia, mas os resultados foram mesmo assim demasiado dispares e longe do que seria de esperar.

Os equipamentos em análise procuraram representar uma evolução de cada família de sistema operativa, com a Apple a colocar em cima da mesa o iPhone 4 e os iPhone 5C e 5S. Do lado do Android estiveram presentes dois elementos da família Nexus, o 4 e o 5, e o Moto G.

A melhor performance foi para o Moto G, algo que não seria imediatamente esperado, mas que pode ter uma justificação simples. Está tudo dependente da forma como a pesquisa de novos beacons é feita, associado à optimização dos chipsets BLE.

Moto G, and newer Android phones are extremely power efficient when using iBeacons. We believe this comes from beacon sampling on BLE chipsets used by these phones… Apple lets the developer manually specify a list of beacons to scan for as an attempt to save battery. Moto G on the other hand does automatic sampling without imposing a burden to the app developer.

A diferença de tecnologia dentro da família Apple é de facto elevada e pode ser vista de forma clara. Quanto mais recentes são os equipamentos melhor é feita a gestão a energia e menores os consumos.

Esta realidade foi também registada e analisada, tal como pode ser visto no gráfico abaixo. Quanto mais exigente é, melhores os consumos de energia.

A Aislelabs esclareceu que os testes foram feitos em ambiente controlado e com a pesquisa por iBeacons a ser feita de segundo a segundo, situação que não é normal numa utilização de dia-a-dia. Estes consumos existem, mas, numa utilização normal, estão espalhados ao longo do dia.

Mas a verdade é que ficou provado que os dispositivos Android conseguem fazer uma gestão mais eficiente da energia durante os processos de utilização do iBeacon e têm melhor performance energética na utilização do BLE.

Sendo esta uma tecnologia Apple seria esperado uma melhor performance dos dispositivos iOS face ao que o Android oferece.


Fonte: Aislelabs

Exit mobile version