Um dos pontos altos da WWDC 2014 deste ano centrou-se na esperada apresentação do iOS 8. Juntou-se ao OSX 10.10, ao iCloud Drive e a outras novidades, mas foi um dos pontos altos.
Esta nova versão não difere muito da imagem que o iOS 7 trouxe, mas as novidades são muitas e assentam principalmente na melhoria e apresentação de novas funcionalidades.
O iOS 8 já chegou, como se esperava, e a mudança é sem dúvida real. Não é totalmente estética, mas é profunda e bem visível. Vamos conhecê-la um pouco melhor.
As novidades que o iOS 8 traz centram-se principalmente na apresentação de novas funcionalidades, todas elas assentes no software, melhorando de sobremaneira a experiência de utilização e o que dele podemos esperar.
Para já foi feita apenas a apresentação das funcionalidades principais, sendo esperado para o Outono a sua disponibilização.
Nas mais visíveis novidades está a central de notificações. Esta foi melhorada e passou a ter suporte para Widgets. Para além disso, está mais inteligente e mais interactiva, permitindo aos utilizadores que, por exemplo, respondam directamente a novas mensagens sem terem de entrar dentro da própria aplicação.
Também o teclado do iOS está melhor. Ficou mais rápido, com capacidades de propor aos utilizadores as palavras que pretendem, sem estes terem de as escreverem.
Por fim, o Spotlight foi também melhorado. As pesquisas são agora mais completas e incluem resultados fora do iOs, indo à Wikipedia, locais próximos ou até notícias.
Para além da pesquisa “pura”, o Spotlight entende agora contexto e localização para dar os resultados mais adequados e realmente úteis aos utilizadores.
Fotografia
Um dos grandes focos de desenvolvimento e de novidades do iOS 8 é a fotografia. Vamos passara ter muitas mais funcionalidades de melhoria de imagens.
Mas para além dessa capacidade de melhorar as fotografias capturadas, o iOS 8 traz ainda a capacidade de partilhar e de agrupar as vossas fotos, disponibilizando-as em todos os dispositivos, de forma transparente e sem qualquer limites.
Health
Os rumores que a Apple estaria a criar uma aplicação de acompanhamento de dados relacionados com a saúde dos utilizadores não era nova. Falava-se que iria integrar-se com o iWatch, mas pouco mais se sabia.
Na apresentação de hoje tudo foi revelado. O Health, a mais recente aplicação do iOS vem trazer um local onde todo o hardware de recolha de dados vitais do utilizador vai ser concentrado. Toda a informação vai ser aqui registada e posteriormente apresentada ao utilizador, de uma forma simples de ser consultada.
Claro que as potencialidades são enormes e a Apple está a alargar a sua utilização para fora do iOS, interligando esses dispositivos com o elemento que faltava, o da sua análise e interpretação.
Siri
O Siri foi também alvo de melhorias. A interacção com o Shazam vem dar-lhe a capacidade de identificar qualquer música que esteja a tocar, permitindo de imediato que seja comprada a música que estão a ouvir, tudo dentro do próprio Siri.
Vão também existir novos idiomas suportados, para tornar este assistente pessoal ainda mais global e utilizável em qualquer parte do Mundo.
Family Sharing
Algo que vinha a ser pedido há já muitos anos era a possibilidade de partilha de aplicações e de informação. Agora, com o Family Sharing os utilizadores podem ter toda a informação integrada e partilhada com até 6 elementos.
Vai ser feita de forma transparente e alargada, permitindo a partilha de compras no iTunes ou na App Store, de calendários ou de localizações.
Mas o Family Sharing vai muito mais longe, permitindo que todas as compras sejam realizadas através de um único cartão de crédito e permitindo aos pais que controlem as autorizações de acesso a aplicações ou a compras dentro das aplicações.
Mensagens
As mensagens no iOS 8 sofreram uma actualização que lhes vai dar uma vida completamente nova. Para além da normal troca de texto, passamos a poder trocar clips de áudio ou de vídeo, bem como outra informação relativa ao grupo de utilizadores com quem estamos a trocar essas mensagens.
A localização destes e todo o histórico de ficheiros trocados podem ser facilmente acedidos numa área específica e onde podemos também adicionar novos destinatários.
Por fim, e este é um ponto importante para muitos utilizadores. A compatibilidade do iOS 8 com os dispositivos Apple foi alterada.
O iOS 8 deixou de fora o iPhone 4, sendo suportado nos seguintes dispositivos: iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPod touch 5ª geração, iPad 2, iPad com Retina display, iPad Air, iPad mini e iPad mini com Retina display.