Pplware

iOS 5: A Apple nas nuvens

Depois de ter sido confirmada a data do evento WWDC 2011, a Apple deixou algumas pistas sobre os assuntos a apresentar no certame deste ano.

A Apple anunciou que o evento Worldwide Developers Conference (WWDC) será de 6 a 10 de Junho no centro de congressos Moscone West, em San Francisco. Neste evento de cinco dias, a Apple revelará pormenores sobre o iOS e Mac OS.

Segundo alguns rumores, esta nova versão do SO será feito totalmente “na nuvem” e será apresentado já no próximo mês de Junho.


A nova versão do sistema operativo para dispositivos portáteis da Apple – o iOS 5 – poderá ser lançado apenas no final deste ano. Espera-se um sistema operativo totalmente estruturado para usar a tecnologia de cloud computing, passando assim o armazenamento e organização de dados para a nuvem.

É uma nova face da Apple pois, até hoje sempre foram cumpridos os ciclos de lançamentos de produtos. Por norma a Apple disponibiliza estas novidades do iOS aquando da chegada de um novo iPhone, por volta do mês de Junho. Assim será previsível que a Apple faça uma demonstração prévia desta novo iOS no evento WWDC 2011.

Esta nova filosofia trará alterações profundas no serviço MobileMe, adaptando-o às necessidades que uma estrutura cloud computing exige. Além disso a Apple deverá apresentar um serviço de música via streaming à semelhança do que a Google apresentou com o Google Music. O serviço iria permitir que as pessoas alojem a sua música online, podendo usufruir da mesma depois nos seus dispositivos iOS, via streaming. Essa possibilidade foi já reforçada em 2009 aquando da aquisição do serviço Lala, um serviço especializado em streaming.

Além disso a empresa de Cupertino irá lançar um serviço baseado na localização, será um rival ao Google Latitude.


Entretanto sabe-se que o novo Mac OS X Lion também trará várias funcionalidades suportadas na cloud, traçando uma linha comum e próxima dos serviços disponibilizados pelo iOS. É a convergência que a Apple pretende para sustentar um elevado investimento nas novas tecnologias. É de referir que a Apple investiu mais de mil milhões de dólares num avançado datacenter em Maiden, Carolina do Norte, será de esperar grandes novidades para os seus serviços.

Agora que o iPad 2 está no mercado e este está em alvoroço, levanta-se a questão do que poderemos esperar para o iPhone 5 e iPad 3.

Artigos relacionados:

 

Exit mobile version