Pplware

iOS – O que é o Jailbreak

Por Rui Sousa para o PPLWARE.COM O termo Jailbreak iOS apareceu em Julho de 2007 e é frequentemente ouvido por aqueles que se encontram no mundo dos dispositivos móveis da Apple (abrangendo também, actualmente, o WM7 e a PS3), contudo é algo que ainda passa ao lado de muitos utilizadores e, como tal, vamos hoje tentar apresentar de forma simples e coesa, o seu conceito e quais as suas reais vantagens e desvantagens.


O que é o Jailbreak?

O objectivo de realizar um Jailbreak a um iDevice (iPhone, iPod, iPad) está presente na possibilidade de termos acesso aos ficheiros que se encontram na raiz do sistema, removendo, desse modo, algumas limitações implementadas pela Apple no seu iOS.

Então e isso é legal?

No que diz respeito à legalidade do mesmo, desde Julho de 2010 que a realização do Jailbreak em iDevices é legal nos EUA[1]. No que toca ao território nacional, não temos conhecimento de nenhuma legislação que reja a implementação do mesmo em iDevice’s.

Então a implementação do Jailbreak não irá deixar o meu iPhone mais lento? Por defeito o Jailbreak não deixa o iOS/iPhone mais lento, contudo a implementação excessiva de aplicações, temas e tweaks, através de jailbreak pode comprometer de algum modo a performance do vosso iDevice.


Se após a implementação do mesmo, eu quiser remover por não gostar, por notar diferenças no meu iDevice, por o querer levar para a garantia direitinho, posso-o fazer? Com certeza. Através do iTunes é simples fazer a remoção do Jailbreak. Basta, para isso, fazer uma cópia de segurança do vosso iDevice, solicitar ao iTunes para restaurar o dispositivo e voltar a aplicar essa cópia de segurança feita anteriormente. O dispositivo fica igual como estava (imagens, contactos, contas de email, bookmarks, pws de redes wireless, etc), deixando apenas de existir as aplicações instaladas por o jailbreak.

Então e quais as vantagens de fazer jailbreak ao meu iDevice?

É de conhecimento “geral” que o iOS da Apple apresenta várias limitações. A implementação do jailbreak e consequente acesso aos ficheiros da raiz do iOS, permite ao utilizador instalar um 100 número de aplicações concebidas para colmatar essas limitações, deixando desse modo o iOS o melhor SO móvel do mercado (apenas a minha opinião)

Então e podes-me dar alguns exemplos das limitações que acusas o iOS de ter e explicar-me de que forma o jailbreak resolve isso?

Mas nem tudo são rosas, quais as desvantagens do jailbreak?

Sendo o jailbreak uma forma de aceder aos ficheiros da raiz do iOS, a Apple, em cada lançamento de um novo firmware, procura uma maneira de impossibilitar tal procedimento. Como tal, sempre que uma nova versão de firmware sai, a actualização feita por parte do utilizador para essa nova versão, leva à perda do jailbreak feito anteriormente e respectivas app dependentes do mesmo. Como tal, o utilizador fica dependente de um novo lançamento do jailbreak para a versão mais actual de modo a poder voltar a usar as app anteriormente instaladas.

Fica assim explícito, de uma forma sucinta, o significado do jailbreak, bem como uma abordagem relativa às vantagens e desvantagens do mesmo. Para aqueles que se encontram mais por dentro deste mundo, sei que a falta de informação a respeito da loja Cydia, aplicações como o Installous ou mesmo métodos para a realização do JB ficam aqui em falta, contudo o objectivo aqui não é iniciar ninguém no mundo do jailbreak mas sim levantar um bocadinho o véu sobre o que ele realmente é.

Artigos relacionados:

Exit mobile version