A Internet é hoje uma ferramenta fundamental para a economia, para a cultura, para a educação, para o turismo, etc.
Com o objectivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia criou a iniciativa WiFi4EU como o objetivo de proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais de um município. Saiba já se o seu município vai ter cobertura Wi-Fi em locais públicos.
Iniciativa WiFi4EU
A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:
- a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
- o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
Dos 143 municípios portugueses que se candidataram à segunda chamada da iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, 80 conseguiram vales (lista) no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.
Desta forma, eleva-se a 207 o número de municípios portugueses contemplados com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, uma vez que na primeira chamada, realizada no final de 2018, foram atribuídos vales a 127 municípios. No total estes municípios, que representam 67% dos municípios portugueses, já receberam já 3,1 milhões de euros ao abrigo desta iniciativa.
Portugal Continental
Açores
Madeira
Nesta chamada estavam disponíveis 51 milhões de euros, tendo havido mais de 10 mil candidaturas a nível da UE. No total, foram atribuídos 3400 vales – no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 34% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, dado que cerca de 56% dos municípios que se candidataram receberam vales.
Com a conclusão desta segunda chamada, elevam-se a 6200 os municípios da UE a serem contemplados com vales. Portugal faz parte de um grupo de países em que mais de 50% dos municípios que se candidataram já beneficiaram de vales, a par de outros países como a Croácia, Grécia, Irlanda, Bulgária, Lituânia e Eslovénia.
O Pplware agradece à Officelan pelo alerta para o conteúdo.